Declarações à ‘flash interview’ da Sport TV após o jogo SC Braga – Benfica (1-1), da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol, que confirmou hoje o segundo lugar dos ‘encarnados’ no campeonato:
– Carlos Carvalhal (treinador do SC Braga): “Parabéns ao Sporting. Foi um justo campeão, porque ganhou. Agora, por o Sporting ser campeão, o Bruno Lage e a sua equipa técnica não deixam de ser, na minha opinião, extremamente competentes. Fizeram um excelente trabalho.
Quando se discute um título até ao último jogo, até à última… mérito para os campeões. Parabéns ao Rui Borges e também ao Benfica”.
– Bruno Lage (treinador do Benfica): “Nós queríamos vencer o campeonato e tínhamos de vencer aqui o nosso jogo. Não conseguimos. Mas mantenho o orgulho que tenho nos meus jogadores.
Lamentamos não termos oferecido o título aos nossos adeptos. É uma dor forte. Sei o quanto representa vencer o campeonato. Estou aqui a assumir a responsabilidade de não termos conseguido esse feito, mas por muito que nos custe temos de continuar unidos e recuperar o mais rápido possível porque temos um troféu já para disputar no próximo domingo.
Acho que temos duas boas oportunidades, o [Sporting] de Braga sem ter feito nada acontece o penálti, numa boa decisão do VAR de chamar o árbitro para decidir. E depois o jogo fica confortável para o Braga
Tentámos ajustar ao intervalo, com as alterações que fomos fazendo, tivemos mais uma ou outra situação em que podíamos fazer o [segundo] golo.
Mantenho o orgulho nestes jogadores, são oito meses e meio de enorme trabalho, e eles sempre dedicados.
Custa muito, mas temos de recuperar o mais rapidamente possível, porque temos um troféu para vencer já no próximo domingo.
Tenho de dar os parabéns ao Sporting, que venceu.
Aqui não, é para falar sobre o jogo [recusando responder sobre a perda do título].
Não há momento de fraqueza nenhum [dos futebolistas ‘encarnados’ no final do jogo]. Os jogadores entregaram-se.
Saímos daqui com a dor sentida e com a responsabilidade que não vencemos o campeonato.
Eu sei o quanto o campeonato português é valorizado para todos nós e o que significa para o Benfica e para os adeptos. Vencer o troféu [Taça de Portugal] não apaga que não conseguimos vencer o campeonato. É essa mentalidade que temos de ter”.