Moreirense vence e ‘atira’ AVS para o play-off de manutenção

34.ª jornada
Moreirense vence e 'atira' avs para o play-off de manutenção
Foto: Moreirense

O Moreirense venceu hoje o AVS por 3-0, em jogo da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol, num resultado que atirou os avenses para a disputa de um ‘play-off’ pela manutenção no principal escalão.

Alanzinho (18 minutos), Cédric Teguia (25) e Joel Jorquera (50) apontaram os tentos que decidiram um desafio em que os avenses estiveram aquém do esperado na luta pela sobrevivência, beneficiando da conjugação de resultados dos adversários diretos para evitar a despromoção direta.

A formação sediada em Vila das Aves termina o campeonato no 16.º lugar, com 27 pontos, os mesmos que o despromovido Farense, mas com vantagem no confronto direto, o que lhe dá direito a disputar um ‘play-off’ de manutenção com o Vizela, terceiro classificado da II Liga.

Já o Moreirense, com a permanência na I Liga há muito assegurada, fecha a sua prestação no tranquilo 10.º lugar, com 40 pontos.

Conscientes da importância da vitória, os avenses até entraram no desafio com embalo, jogando os minutos iniciais no meio-campo adversário e sentindo o apoio dos adeptos, que iam festejando as desvantagens de Estrela da Amadora e Boavista, outros rivais na luta pela manutenção.

No entanto, o ascendente territorial dos locais não teve sequência em claras oportunidades de golo, com John Mercado, em duas ocasiões, a não ser audaz na tentativa de finalização.

O Moreirense, que conseguia repelir as tentativas do rival, acabou por ser letal na resposta e, num contra-ataque, aos 18 minutos, atirou o primeiro ‘banho de água fria’ para os avenses, com um remate indefensável à entrada da área.

Este tento tolheu o ânimo da equipa sediada na Vila das Aves, que perdeu a garra inicial, mostrando-se muito atabalhoada nas movimentações ofensivas e expondo-se aos contragolpes dos cónegos.

Numa dessas investidas, os minhotos voltaram a ser eficazes, castigando os ‘vizinhos’ com um segundo golo, desta feita por Cédric Teguia, aos 25 minutos, na sequência de um canto.

Percebendo o ‘afundar’ da equipa, o técnico do AVS, José Mota, lançou, logo aos 33 minutos, o experiente ponta de lança Nenê, com o brasileiro a ameaçar a redução da desvantagem já perto do intervalo, mas com o remate a sair ligeiramente por cima.

A conjugação de resultados dos adversários diretos na luta pela permanência mantinha, ao intervalo, os avenses, mesmo a perder, em posição de ‘play-off’, mas as esperanças de recuperação neste jogo complicaram-se no arranque do segundo tempo.

O Moreirense foi impiedoso com o adversário em dificuldades e, aos 50 minutos, aproveitando mais uma vez uma certa apatia defensiva dos locais, chegou ao terceiro golo, desta feita por Joel Jorquera.

O terceiro golo sofrido foi o ‘xeque-mate’ anímico no AVS, que aos 54 minutos se complicou ainda mais com a expulsão de Kiki Afonso, por acumulação de amarelos.

Em superioridade numérica e no marcador, o Moreirense assumiu definitivamente as rédeas do jogo e ainda conseguiu introduzir mais uma vez a bola na baliza contrária, de novo por Jorquera, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.

Os avenses, que viram o seu guarda-redes Ochoa ter um par de defesas decisivas para travar o avolumar do resultado, só conseguiram ameaçar o golo já perto do final, num cabeceamento de Nenê, que encontrou a defesa da tarde do guardião do Moreirense, Caio Secco, mantendo o 3-0.

No final, os jogadores do AVS ainda ficaram algum tempo no relvado, a perceber o desfecho dos restantes jogos, acabando por suspirar com algum alívio com derrota do Farense, que lhe dá uma derradeira chance de ficar na I Liga.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio do CD Aves, em Vila das Aves.

AVS – Moreirense, 0-3.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadores

0-1, Alanzinho, 18 minutos.

0-2, Cédric Teguia, 25.

0-3, Joel Jorquera, 50.

Equipas

– AVS: Guillermo Ochoa, Fernando Fonseca, Baptiste Roux (Jorge Teixeira, 46), Cristian Devenish, Kiki Afonso, Gustavo Assunção (Nenê, 33), Jaume Grau, Babatunde Akinsola, Lucas Piazón (Tiago Galletto, 61), John Mercado (Vasco Lopes, 71) e Zé Luís (Rafael Rodrigues, 61).

(Suplentes: Pedro Trigueira, Tomás Tavares, Jorge Teixeira, Rafael Rodrigues, Tiago Galletto, Vasco Lopes, Nenê, Rodrigo Ribeiro e Gerson Rodrigues).

Treinador: José Mota.

– Moreirense: Caio Secco (Mika, 88), Dinis Pinto, Marcelo, Michel (Gilberto Batista, 59), Leonardo Buta, Benny, Ivo Rodrigues, Joel Jorquera (Jeremy Antonisse, 74), Alanzinho, Cédric Teguia (Luís Asué, 74) e Guilherme Schettine (Yan Lincon, 74).

(Suplentes: Mika, Kewin Silva, Dani Morer, Gilberto Batista, Afonso Assis, Pedro Santos, Luís Asué, Yan Maranhão e Jeremy Antonisse).

Treinador: Cristiano Bacci.

Árbitro: João Gonçalves (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Michel (7), Kiki Afonso (8 e 54), Fernando Fonseca (48), Zé Luís (52), Tiago Galletto (73) e Leonardo Buta (87).Cartão vermelho por acumulação para Kiki  Afonso (54).

Assistência: 2.247 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sc braga empata com benfica e termina liga em 4. º

SC Braga empata com Benfica e termina Liga em 4.º

Próximo Artigo
Ogier na liderança no dia do rali que passou por vieira do minho e cabeceiras de basto

Ogier na liderança no dia do Rali que passou por Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto

Artigos Relacionados