Seguir o O MINHO

Desporto

Os melhores ginastas da Europa estão em Guimarães

Campeonato da Europa de Teamgym está a decorrer até domingo

em

Foto: Tempo Livre

O Campeonato da Europa de Teamgym desenrola-se no Pavilhão Multiusos de Guimarães, entre os dias 01 e 04 de dezembro, numa organização da Federação de Ginástica de Portugal e da European Gymnastics.

Depois de, até ao dia 26 de novembro, ter recebido o centro de vacinação, o Multiusos de Guimarães volta a receber grandes eventos internacionais.

Neste Campeonato Europeu estão representados 14 países. Além de três equipas portuguesas estão presentes conjuntos da Áustria, Azerbaijão, República Checa, Estónia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Islândia, Itália, Luxemburgo, Eslovénia e Suécia.

O vereador do Desporto da Câmara de Guimarães, Nelson Felgueiras, afirma que é um “orgulho” pelo reconhecimento na capacidade organizativa de Guimarães perante o atual quadro sanitário. “A escolha de Guimarães demonstra a confiança, quer a nível da organização nacional como internacional, nas capacidades que temos para escolher a nossa cidade para este tipo de eventos. O Multiusos de Guimarães apresenta condições para acolher esta prova em segurança no atual quadro em que vivemos, e numa dimensão europeia onde estão 14 países representados”, refere Nelson Felgueiras.

O presidente da Federação de Ginástica de Portugal, Luís Arrais, realçou que a disciplina de “TeamGym” está em franco desenvolvimento e esta competição serve para demonstrar o trabalho efetuado nos últimos meses. “É honra receber uma prova destas em Portugal, sendo que que estava para se realizar na Dinamarca já no ano passado, mas não foi possível devido à pandemia. Este ano surgiu a possibilidade de realizar em Guimarães e agarramos essa oportunidade, pois temos a vantagem das excelentes condições que Guimarães proporciona para uma prova destas e com um pavilhão desta grandeza”, esclareceu.

Portugal está representado com uma equipa sénior masculina, uma equipa sénior mista e uma equipa júnior mista.
O TeamGym é a mais recente disciplina da Ginástica. Esta forma de competição foi estreada em 1997, na Finlândia. Nesta disciplina de equipa, os ginastas apresentam as suas habilidades em três aparelhos: solo, tumbling (exercícios ao longo de uma pista de 25 metros) e trampet (mini-trampolim).

Populares