A Câmara Municipal Cabeceiras de Basto promove de 28 de fevereiro e 02 de março a 27.ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro, foi hoje divulgado.
O certame conta com 70 produtores/expositores e, de acordo com a autarquia, a vila espera receber visita de milhares de pessoas.
O certame abre ao público na sexta-feira, 28 de fevereiro, às 10:00, estando a inauguração oficial marcada para as 17:30 no Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos.
“Pretende-se com a XXVII Festa da Orelheira e do Fumeiro dinamizar a economia do concelho, contribuir/promover o consumo dos produtos regionais e tradicionais, criar sinergias entre produtores do concelho e novos atores sociais, bem como valorizar o porco bísaro que é um recurso endógeno”, refere a Câmara, em comunicado.
Do programa de animação, nesta edição 2025 destaca-se a atuação dos Amigos do Campo do Seco, do Rancho Folclórico de S. João Baptista de Cavez, do grupo “À Torneira”, das Concertinas SDF de Cabeceiras de Basto – S. Nicolau, da animação itinerante: Dona Chouriça e Zé Fumeiro, do Rancho Folclórico “Os Camponeses de Arosa”, da artista Liliana Oliveira com Coração Minhoto, dos Tradição D’Ouro e do Rancho Folclórico de S. Nicolau.
O tradicional Leilão das Orelheiras acontece no domingo, dia 02 de março, depois da exibição das chegas de bois, estando também agendadas as atuações do Jogo do Pau da Associação, Desportiva e Cultural S. João Baptista de Bucos e da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural de Abadim (ARDCA), no sábado, dia 01 de março.
A par da exposição/venda de produtos de fumeiro, o certame promove também as tasquinhas, onde o visitante terá a possibilidade de “degustar os produtos de fumeiro e apreciar a gastronomia local”.
O Carnaval das Escolas volta a integrar o programa da Festa da Orelheira e do Fumeiro. De manhã, a partir das 10:00, o desfile das crianças e jovens acontece na vila do Arco de Baúlhe e à tarde, pelas 14:30, sai à rua o cortejo no centro da vila de Cabeceiras de Basto.
Cabeceiras de Basto prepara-se, assim, para “viver mais três dias de grande animação com a venda de produtos locais associada à alegria dos cantares e tradições populares”.