Seguir o O MINHO

País

Optometristas portugueses promovem melhor saúde visual em contexto escolar

Iniciativa quer apostar na prevenção

em

Foto: DR

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) é a organização responsável pela tradução para português da “Norma de orientação para a saúde escolar da visão em países de baixo ou médio rendimento”, um documento elaborado pelo Grupo de Trabalho para a Saúde Escolar da Visão da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB).

O objetivo desta norma, segundo a IAPB, passa por fornecer orientações dirigidas a profissionais prestadores dos cuidados de saúde visual, professores, pais, autoridades de saúde, entre outros, no que respeita ao planeamento e implementação de iniciativas de saúde da visão em contextos escolares onde os recursos são limitados.

Segundo Raúl Sousa, presidente da APLO, “o papel dos optometristas é fundamental, tal como é descrito na norma, na promoção e prevenção da saúde visual, assim como na intervenção para a restaurar”. Desta forma, destaca o especialista, “a tradução realizada pela APLO representa mais um contributo dos optometristas portugueses no combate da deficiência visual e cegueira no mundo”.

O presidente da APLO refere ainda que “esta é mais uma prova do empenho e competência que os optometristas têm na garantia de uma melhoria da saúde visual de todos nós, um facto que as instâncias legislativas não devem descurar”.

Populares