Seguir o O MINHO

Ave

Oposição exige acesso inclusivo em parque de estacionamento em Guimarães

em

A Coligação Juntos por Guimarães reivindicou hoje uma intervenção no parque de estacionamento da Mumadona, frente ao Tribunal Judicial daquela cidade, dotando-o de condições de acesso para pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada.

andre-coelho-lima-psd-guimaraes

Em conferência de imprensa, o vereador do PSD André Coelho Lima (na imagem) disse aquela é uma situação que viola a lei e que já se arrasta desde 2005, ano em que o parque foi inaugurado.

Gerido pela empresa municipal Vitrus Ambiente, o parque foi desenhado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, que, segundo André Coelho Lima, já manifestou “toda a disponibilidade e interesse” em resolver esta questão, tendo mesmo adiantado que a solução “já se encontrava prevista no projeto inicial”.

“A Câmara e os poderes públicos têm o dever de dar o exemplo no cumprimento rigoroso da lei, até porque o exigem às empresas e aos cidadãos. Não se entende, por isso, o prolongar desta irregularidade, que para mais prejudica as pessoas mais vulneráveis”, sublinhou André Coelho Lima.

Para mostrar as dificuldades no acesso ao parque, a Coligação Juntos por Guimarães (composta por PSD, CDS e Movimento Partido da Terra) mobilizou para a conferência de imprensa de hoje uma cidadã que precisa de cadeira de rodas para se deslocar e uma mãe com um carrinho de bebé.

Não existe qualquer plataforma elevatória para estes casos, pelo que o acesso ou é feito pelas escadas, com ajuda de terceiros, ou pela via por onde entram e saem os automóveis.

Uma via que vai dar diretamente para o meio de uma rotunda.

Antes desta iniciativa, Coelho Lima já, em Abril, alertado a Câmara Municipal para a “gravidade” do problema, pedindo uma intervenção urgente para “corrigir o erro e a violação da lei”.

Agora, a coligação formalizou uma proposta nesse sentido, que vai ser discutida na próxima reunião do executivo, marcada para quinta-feira.

“O meu objetivo não é fazer desta uma questão político-partidária, o meu objetivo é resolver esta situação”, rematou.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Guimarães. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Guimarães

UMinho recebe maior congresso de ciência geográfica do país

Ensino superior

em

Campus de Azurém da UMinho, Guimarães. Foto: Divulgação

A Universidade do Minho (UMinho) vai receber de 13 a 15 de novembro a 12ª edição do Congresso da Geografia Portuguesa. A iniciativa, organizada pelo Departamento de Geografia em colaboração com a Associação Portuguesa de Geógrafos, irá juntar no campus de Azurém mais de 200 geógrafos que irão participar em 49 sessões paralelas, informa a universidade em nota de imprensa.

O principal objetivo é o de discussão do contributo da Ciência Geográfica para a Sustentabilidade na senda dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas e que devem ser alcançados até 2030.

“Pretende-se discutir as preocupações ambientais, sociais e económicas e a diferentes escalas geográficas”, referiu a professora Paula Remoaldo, da comissão organizadora. “Nos três dias do Congresso almeja-se encontrar caminhos para um futuro mais partilhado, coletivamente desejado e mais justo”, acrescentou a responsável que se refere a este congresso como sendo “um momento de partilha científica por parte dos geógrafos portugueses, correspondendo à mais importante iniciativa da ciência geográfica em Portugal”. A iniciativa pretende “acolher abordagens concetuais e empíricas ligadas às políticas contemporâneas, com destaque para as agendas 2020 e 2030″

Nesta que é a segunda vez que o Departamento de Geografia organiza o evento, a temática “Geografias de Transição para a Sustentabilidade” foi escolhida como tema central para os 12 eixos temáticos e para as 49 sessões paralelas em que se alicerça o congresso. Um dos destaques do programa diz respeito à conferência que será proferida na quarta-feira, 13 de novembro, pelo professor Miguel Bastos Araújo, intitulada “Biogeografia: da explicação à previsão”.

Trata-se de um geógrafo e especialista de renome mundial no estudo dos efeitos das alterações climáticas na biodiversidade que, em 2018, ganhou o Prémio Pessoa, tendo sido o primeiro cientista da dimensão ambiental a receber este tipo de prémio. Um amplo debate onde geógrafos de diferentes gerações irão discutir a temática geral do congresso será outro dos pontos-altos desta 12ª edição. Do programa fazem parte, para além de ações de formação, apresentações e discussões em torno dos vários eixos temáticos, visitas ao Parque Nacional Peneda-Gerês / Sistelo e ao centro histórico da cidade de Guimarães.

Continuar a ler

Guimarães

Detido com haxixe, cocaína e ‘ecstasy’ em Guimarães

Tráfico de estupefacientes

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Um homem de 39 anos foi detido por agentes da divisão policial de Guimarães da PSP por suspeitas de crime de tráfico de estupefacientes, anunciou hoje aquela polícia.

Em comunicado enviado a O MINHO, a PSP adianta que o homem foi detido na posse de várias doses – e diferentes tipos -, de droga, na Rua Comandante João de Paiva Faria Leite Brandão, por volta das 03:00 de sábado.

“O suspeito foi intercetado na posse de haxixe suficiente para 27 doses, cocaína suficiente para 5 doses e ecstasy para 19 doses, que lhe foram apreendidas”, refere a PSP.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Continuar a ler

Guimarães

Assalto a fábrica em Guimarães causa prejuízo de 30 mil euros

Assalto

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Uma empresa têxtil, sediada em Guardizela, concelho de Guimarães, foi alvo de assalto, apurou O MINHO junto de fonte do comando distrital da GNR de Braga.

Os assaltantes atuaram durante o fim de semana e terão causado um prejuízo de cerca de 30 mil euros, segundo avança o Correio da Manhã.

Terão sido levadas caixas com encomendas e uma carrinha, disse fonte da GNR citada pela agência Lusa.

Segundo a fonte, o alerta foi dado hoje de manhã, não se sabendo ainda exatamente quando terá sido consumado o assalto.

“O que nos disseram foi que o assalto terá ocorrido entre as 14:00 do dia 09 (sexta-feira) e a madrugada de hoje”, disse fonte policial.

As autoridades estão a reunir elementos de forma a que seja possível iniciar uma investigação para identificar os suspeitos.

 

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares