OMS pede a países que aumentem estado de prontidão contra variante Ómicron

Covid-19
Oms pede a países que aumentem estado de prontidão contra variante ómicron

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou aos seus estados-membros ações prioritárias que aumentem o nível de prontidão na resposta à nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, como alertas precoces e planos de mitigação nos sistemas de saúde.

Num comunicado hoje divulgado, a OMS pede que os países garantam que têm ao dispor sistemas de alerta precoce e planos de mitigação que mantenham os serviços de saúde essenciais a funcionar por forma a responder a potenciais surtos.

Pede ainda aos Estados que comuniquem regularmente informação científica sobre a Ómicron e outras variantes em circulação do coronavírus.

A OMS alerta que “o risco geral associado à Ómicron é considerado muito alto por um conjunto de razões”, entre as quais o facto de o risco global associado à covid-19 se manter de forma genericamente muito elevado e os “preocupantes”, ainda que preliminares, dados científicos apontarem para que a variante escape à imunidade já atingida e tenha um nível de transmissibilidade mais elevado.

Estas condições podem “conduzir a surtos futuros com consequências severas”, refere a OMS, ainda que ressalve que esta avaliação científica ainda se reveste de “considerável incerteza” e que a informação vai continuar a ser atualizada.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Projeto de 31 milhões de euros para proteção florestal vai beneficiar 15 mil hectares

Projeto de 31 milhões de euros para proteção florestal vai beneficiar 15 mil hectares

Próximo Artigo
Criança entre os três feridos de colisão em famalicão

Criança entre os três feridos de colisão em Famalicão

Artigos Relacionados