OMS contabiliza mais de 800 ataques à rede de saúde da Ucrânia

Guerra
Oms contabiliza mais de 800 ataques à rede de saúde da ucrânia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) contabilizou 802 ataques à rede de saúde da Ucrânia desde o início da invasão russa a este país, nos quais pelo menos 101 profissionais de saúde e doentes morreram.

“A guerra exacerbou as necessidades de saúde, incluindo a necessidade de cuidados de saúde mental e apoio psicossocial”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa conferência de imprensa onde foram apresentados dados estatísticos coligidos por esta agência das Nações Unidas.

O tratamento de doenças crónicas, cancro, HIV, tuberculose e vacinação contra sarampo, poliomielite e covid-19 são outras necessidades cuja atenção foi dificultada pelo conflito, explicou o chefe da OMS, agência que nos últimos 12 meses forneceu apoio a 8,4 milhões de ucranianos.

A OMS pediu recentemente à comunidade internacional 240 milhões de dólares (cerca de 225 milhões de euros) para continuar a atender às necessidades de saúde na Ucrânia, onde espera conseguir fazer chegar ajuda a 11,4 milhões de pessoas este ano.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14 milhões de pessoas – 6,5 milhões de deslocados internos e mais de oito milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa – justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 7.199 civis mortos e 11.756 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Abertos 15 inquéritos após 25 denúncias da comissão independente de abusos na igreja

Abertos 15 inquéritos após 25 denúncias da comissão independente de abusos na igreja

Próximo Artigo
Subarrendamentos de valor acima do arrendamento acessível sem benefício fiscal

Subarrendamentos de valor acima do arrendamento acessível sem benefício fiscal

Artigos Relacionados