Oferta de casas para arrendar dispara em Viana e Braga

82% e 77%, respetivamente
Oferta de casas para arrendar dispara em viana e braga
Foto: CM Braga

O ‘stock’ de casas para arrendar disparou 82% em Viana do Castelo e 77% em Braga no terceiro trimestre deste ano, face ao que estava disponível no mesmo período de 2023, segundo uma análise de dados do portal imobiliária Idealista. A nível nacional, a subida foi em média de 61%.

Viseu liderou o aumento na oferta de casas para arrendar nos últimos doze meses, com um crescimento de 110%. Seguiram-se as capitais de distrito de Viana do Castelo (82%), Porto (82%), Faro (80%), Braga (77%), Funchal (77%), Lisboa (65%), Santarém (56%), Aveiro (55%) e Évora (53%). Com aumentos inferiores a 50%, estão Coimbra (47%), Leiria (44%), Beja (41%), Castelo Branco (33%), Setúbal (14%) e Vila Real (7%). Em sentido contrário, o stock diminui em Bragança (-19%), Portalegre (-18%), Ponta Delgada (-6%) e Guarda (-5%).

Oferta de casas para arrendar dispara em viana e braga
Fonte: Idealista

Distritos

A oferta de habitação disponível para arrendar Portugal subiu em 16 distritos no último ano. A liderar a lista encontra-se Viseu (97%), Viana do Castelo (86%), Évora (79%), Braga (76%), Porto (75%) como os distritos onde “stock” para arrendar casa mais aumentou. Seguem-se ilha da Madeira (67%), Castelo Branco (67%), Santarém (67%), Aveiro (63%), Lisboa (60%), Faro (56%), Coimbra (47%), Beja (46%), Leiria (44%), Vila Real (39%) e Setúbal (31%). Já na Guarda o número de casas para arrendar manteve-se estável nesse período.

Por outro lado, o stock desceu em Bragança (-11%), ilha de São Miguel (-2%) e Portalegre (-2%), sendo os únicos distritos analisados onde há menos casas para arrendar.

Oferta de casas para arrendar dispara em viana e braga
Fonte: Idealista

Os dados foram recolhidos e analisados pelo Idealista/data, a ‘proptech’ do Idealista que fornece informações destinadas a um público profissional para facilitar a tomada de decisões estratégicas, tanto em Portugal, Espanha e Itália.

“Utiliza todos os parâmetros da base de dados do idealista em cada país, assim como outras fontes de dados públicas e privadas, para oferecer serviços de avaliação, investimento, angariação e análise de mercado”, conclui o comunicado enviado a O MINHO.

Oferta de casas para arrendar dispara em viana e braga
Oferta de casas para arrendar dispara em viana e braga

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sapadores terminam vigília em braga ao fim de 43 dias

Sapadores terminam vigília em Braga ao fim de 43 dias

Próximo Artigo
Centro social garante financiamento de 7,5 milhões da 'bazuca' para 9 projetos no minho

Centro social garante financiamento de 7,5 milhões da 'bazuca' para 9 projetos no Minho

Artigos Relacionados