Seguir o O MINHO

Braga

Investimento de quase um milhão para reabilitar três pontes no distrito de Braga

em

A Infraestruturas de Portugal consignou a empreitada, no valor de 930 mil euros, de reabilitação e reforço de três pontes que integram a rede rodoviária do distrito de Braga, nomeadamente em Fafe, Cabeceiras de Basto e Póvoa de Lanhoso.

As pontes alvo de beneficiação são a Ponte Cavez sobre o Rio Tâmega, no concelho de Cabeceiras de Basto, a Ponte Passos sobre o Rio Vizela, no concelho de Fafe, e a Ponte de Sabigode, no concelho de Póvoa de Lanhoso. O prazo de execução é de 360 dias.

Na Ponte do Cavez sobre o Rio Tâmega, localizada ao quilómetro 89,340 da EN206, na freguesia de Cavez, concelho de Cabeceiras de Basto, a intervenção consiste no reforço estrutural, com a colocação de tirantes transversais, a injeção de material de enchimento e a execução de encamisamento das fundações dos pilares P2 e P3. Será também efetuada a reabilitação ao nível do tabuleiro, com substituição integral do pavimento, aplicação de tela de impermeabilização, execução de juntas de dilatação em ambos os encontros, tratamento e pintura dos guarda-corpos e a reabilitação do sistema de drenagem do tabuleiro.

No Pontão de Passos sobre o rio Vizela, localizado ao quilómetro 55,713 da ER207, na freguesia de Passos, em Fafe, a solução a implementar consiste na substituição desta travessia, com a execução de um novo tabuleiro, com um vão único de 23 metros. No âmbito da intervenção serão ainda realizados trabalhos de terraplanagem e pavimentação para materialização dos novos acessos à nova travessia que ficará situada a Jusante da existente.

No Pontão de Sabigode, localizado ao quilómetro 5,720 da ER310, na freguesia de Santo Emilião, na Póvoa de Lanhoso, a atual travessia será substituída com a execução de um novo tabuleiro em Betão Armado, com um vão único de 10 metros. Serão igualmente efetuados trabalhos de terraplanagem e pavimentação dos acessos à nova ponte, localizada a Jusante da existente.

Populares