Obra oferecida por escultor à Câmara de Esposende já embeleza alameda de Fão

Ascânio MMM é natural de Fão, mas reside no Brasil
Obra oferecida por escultor à câmara de esposende já embeleza alameda de fão
Foto: Divulgação / CM Esposende

O escultor Ascânio Monteiro ofereceu à Câmara de Esposende uma obra de arte, que se encontra já instalada, na envolvente do Templo do Bom Jesus, em Fão.

Natural de Fão, mas a residir no Brasil, o reconhecido escultor havia assumindo o compromisso com o Município de Esposende de oferta de uma peça escultórica para embelezar a Alameda do Bom Jesus, que está a ser intervencionada, numa empreitada de requalificação orçada em 610 mil euros.

Trata-se da segunda obra oferecida à sua terra natal, sendo que a outra é a “Piramidal”, que se encontra instalada no Largo do Cortinhal, desde 1999.

Obra oferecida por escultor à câmara de esposende já embeleza alameda de fão
Ascânio Monteiro. Foto: Divulgação / CM Esposende
A operação de montagem da obra de alumínio lacado, que foi construída no concelho, numa empresa da freguesia de Antas, decorreu na semana passada. Cumpre-se, assim, a vontade expressa pelo escultor fangueiro ao Município, que, no âmbito da intervenção que está em curso, preparou o local para a instalação da obra de arte.

Obra oferecida por escultor à câmara de esposende já embeleza alameda de fão
Foto: Divulgação / CM Esposende

O presidente da autarquia, Benjamim Pereira, enaltece, em comunicado enviado a O MINHO, “o gesto grandioso de escultor Ascânio MMM, reflexo do forte sentimento que o liga ao concelho e à terra que o viu nascer”. Elogia a obra de arte, considerando que vem embelezar Fão e a Alameda do Bom Jesus, que, fruto da intervenção de requalificação em curso, apresentará uma imagem totalmente renovada. O autarca refere, ainda, que ficou acordado com o escultor proceder à inauguração daquela obra, aquando do regresso de Ascânio Monteiro a Fão, no verão de 2022.

A empreitada da requalificação da Alameda do Bom Jesus, que se integra no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), corresponde a uma antiga aspiração das gentes de Fão, pelo que representa para a comunidade, sendo que o espaço é também palco privilegiado de eventos, como a Festa do Bom Jesus, a feira semanal e a Festa da Cerveja e do Marisco, razões que levaram o Município a assumir a intervenção.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
No fim de semana há arroz de cabidela para provar em 35 restaurantes de barcelos

No fim de semana há arroz de cabidela para provar em 35 restaurantes de Barcelos

Próximo Artigo
Papas de sarrabulho e rojões à mesa de 29 restaurantes da póvoa de lanhoso

Papas de sarrabulho e rojões à mesa de 29 restaurantes da Póvoa de Lanhoso

Artigos Relacionados