Seguir o O MINHO

Conteúdo Patrocinado

O uso da tecnologia de Blockchain em Portugal

Economia

em

Foto: DR / Arquivo

Portugal permitiu recentemente que duas corretoras de criptomoedas abrissem as portas em território nacional. Esta decisão do Banco Central de Portugal vai contra a posição atual do Banco Central Europeu, que possui uma abordagem contrária ao setor das moedas digitais dentro do âmbito econômico.

A abertura das duas corretoras deu início a uma nova era de tecnologia baseada no sistema de cadeia de blocos. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem como este setor tecnológico realmente funciona.

Do que se trata a tecnologia de Blockchain

Blockchain é, na verdade, um tipo de dado, tudo através da internet. Estas informações são enviadas em forma de “blocos de código”, que são criados online, e carregam dados conectados na forma de blocos, criando, dessa forma, vários elos de corrente, que dão origem ao nome dessa tecnologia.

Essa cadeia de blocos funciona como uma forma de registo para vários tipos de movimentações financeiras, para além de sustentar uma grande quantidade de dados, e também confirmar a veracidade daquilo que está presente em cada um dos blocos, já que existe todo um sistema de segurança por trás desses registros.

Aplicação de blockchain

Quando o assunto é blockchain, muitas pessoas automaticamente pensam em criptomoedas, mas a verdade é que esta tecnologia pode ser aplicada em muitos setores diferentes, o que permite muito mais segurança para todos os usuários, assim como a descentralização do poder financeiro, oferecendo também acesso mais fácil à liberdade financeira.

Criptomoedas, tokens

O sistema de criptomoedas apenas é funcional por conta da cadeia de blocos, o que permite a estas moedas terem valor, afinal, todas as transações feitas utilizando-as estão registadas lá dentro, podendo ser consultadas para verificar a veracidade dessas movimentações.

É por meio dela também que tokens podem ser criados e utilizados, sendo que eles também podem ter um valor financeiro, e podem ser utilizados de diferentes maneiras, como por exemplo, dar poder de voto para que pessoas dentro do ecossistema do blockchain possam adicionar novos blocos à cadeia.

Pagamentos descentralizados

Para muitas pessoas, este é o ponto principal da tecnologia, que permite aos seus usuários fazer transferências financeiras e diversos outros tipos de movimentação de forma completamente descentralizada. Isso significa que é possível fazer pagamentos e receber dinheiro sem ter a necessidade de um mediador, que geralmente é a figura de uma instituição financeira.

É como se estivesse a tirar dinheiro da carteira e a colocar diretamente na carteira da outra pessoa, mas tudo através da internet, de forma online, segura e rápida.

Medicina

Como a tecnologia de cadeia de blocos funciona exatamente através da concessão de informações, isso pode ajudar muito o setor da medicina a fornecer diagnósticos mais rápidos, a ter acesso a meios de tratamento mais eficazes, tudo em uma velocidade maior.

Gerenciamento de dados

De forma simples, é fácil afirmar que esta tecnologia é basicamente um grande banco de dados, que funciona de forma eficiente, e que pode facilitar no setor de gerenciamento de informações.

Criação de uma “Zona Franca Tecnológica” em Portugal

A entrada do mercado de bitcoin preço e outras criptomoedas em Portugal abre precedente para diversas mudanças, dentre elas, a criação de uma zona franca de tecnologia dentro do país, o que pode acelerar a evolução do setor nacional.

Revolução do Blockchain em Portugal

Ainda é cedo para afirmar como tudo vai se acontecer, mas é possível ver uma boa movimentação por conta do governo de Portugal em prol da tecnologia blockchain, que logo vai estar presente em diversos setores diferentes.

Conclusão

Ainda não é possível ter certeza de nada, mas é possível ver um grande crescimento desse setor em pouco tempo no território nacional. Portugal, por mais que ainda esteja a aprender a lidar com o Bitcoin, já está a aceitar a entrada de corretoras de comprar esta criptomoeda em seu território, e por mais que a decisão do Banco Central de Portugal vá contra a decisão do Banco Central Europeu, isso provavelmente não vai afetar o desenvolvimento do mercado de Bitcoins.

O resultado deste passo progressivo tomado pelo governo de Portugal ainda é incerto, mas pode vai ser positivo, afetando diversos setores, de forma a estimular o crescimento nacional.

Populares