Declarações após o jogo Anderlecht-SC Braga (6-1), a contar para a segunda jornada do Grupo C da Ronda de Elite da Liga dos Campeões de futsal, realizado hoje no Pavilhão João Rocha, em Lisboa:
Joel Rocha (treinador do SC Braga): “Este jogo teve dois momentos, um até aos 35 minutos e depois outro nos últimos cinco. Até ao minuto 35, o Braga fez um grande jogo, de qualidade e organização ofensiva e defensiva. Chegámos praticamente em todos os ataques a zonas de finalização, mas, por mais vezes que chegássemos e por mais remates que tenhamos feito, não fomos nem eficazes, nem precisos. Finalizámos pouco, pois optámos sempre por dar mais um passe ou mais um toque.
Uma falta a nosso favor nos últimos 10 metros originou um contra-ataque, no qual nasce a falta do 3-1. A partir daí, os últimos cinco minutos são maus, fracos e de baixa qualidade, onde pagámos caro, e de forma cruel e ingrata, o que tínhamos feito nos primeiros 35 minutos. Com a consciência de que o jogo tem 40 minutos, o Anderlecht é um justo vencedor.
Deixa-nos tristes e frustrados, de acordo com as nossas expectativas e com a qualidade que apresentámos e sentimos que produzimos durante 35 minutos, só que o jogo tem 40 minutos. O resultado final é demasiado pesado para o que o jogo teve. Fico muito orgulhoso pela capacidade e qualidade espetacular que tivemos nos primeiros 35 minutos.
A finalização, como tudo o que fazemos no jogo, é treinável. Claro que não há um espaço de tempo muito grande para treinar até sexta-feira, mas na zona da finalização precisamos de frieza e estarmos serenos para tomar a melhor decisão para executar. Tenho a sensação de que hoje chegámos a zonas de finalização muito mais vezes do que ontem, e que rematámos igual ou menos à baliza.
É um bocado até caricato, em alguns lances conseguimos tirar jogadores do Anderlecht da frente, mas damos mais um toque e nem sequer procuramos finalizar à baliza. Como tudo é treinável, e além de outros momentos, vamos continuar a melhorar as nossas capacidades e qualidades. Vamos aprendendo com tudo o que vamos vivendo.
Não há imagem nenhuma para ser limpa. Esta competição termina na sexta-feira com a cabeça bem levantada. O SC Braga está aqui por mérito, com qualidade e fruto do crescimento do clube. Nada que sairá desta semana será negativo”.
Luca Cragnaz (treinador do Anderlecht): “Um jogo de Liga dos Campeões é sempre muito apertado, é um nível muito competitivo. O SC Braga é uma equipa muito boa, mas conseguimos aproveitar os momentos do jogo e as nossas bolas paradas funcionaram bem. Foi um jogo muito difícil, onde conseguimos batalhar e competir, com espírito de equipa durante 40 minutos. Isso fez a diferença. Em relação ao jogo de ontem [terça-feira], conseguimos trazer o jogo para nós, aproveitando as ocasiões, ao contrário do outro jogo.
Fico muito orgulhoso, pois ganhar ao SC Braga não é fácil. Ganhar a um adversário como este é muito bom para nós. A nossa equipa é feita para a Liga dos Campeões e estamos a demonstrar que podemos competir com os melhores para tentar chegar à ‘final four’”.