ARTIGO DE OPINIÃO
Nuno Vasco Lopes
Professor Universitário – UMinho. Consultor Sénior em Inovação
O município pode desempenhar um papel fundamental na criação de um ecossistema de inovação e empreendedorismo, facultando um ambiente favorável à criação de startups e negócios inovadores.
Entre algumas das medidas que os municípios podem tomar destacam-se as seguintes.
- Estabelecer parcerias estratégicas com instituições locais, como universidades, centros de investigação e associações empresariais . Estas parcerias vão ajudar a promover a colaboração, a troca de conhecimentos e recursos, além de criarem uma rede de apoio para os empreendedores e inovadores.
- Criar espaços de incubação e coworking para os empreendedores trabalharem, trocarem ideias, receberem mentoria e terem acesso a recursos como laboratórios, equipamentos e serviços profissionais para testarem os protótipos.
- Criar fundos de investimento específicos para apoiar startups e negócios inovadores locais e estabelecer parcerias com instituições financeiras, business angels e fundos de capital de risco para facilitar o acesso dos empreendedores a financiamento e investimento.
- Promover cursos de empreendedorismo nas escolas, universidades e centros de formação profissional e workshops e mentorias para ajudar os jovens a desenvolver competências de empreendedorismo e a compreender os princípios da gestão de negócios.
- Implementar políticas e regulamentos favoráveis ao empreendedorismo e à inovação. Tais como, simplificar os processos burocráticos para abrir empresas, dar incentivos fiscais às startups e facilitar a interação entre o setor público e empresas.
- Promover eventos, conferências e encontros para os empreendedores e inovadores locais, para criar sinergias, oportunidades de networking, apredizagem e partilha de experiências.
- Incentivar a inovação social e sustentável, apoiando os projetos que apresentem soluções criativas e sustentáveis para os problemas locais.
Os ecossistemas de inovação e empreendedorismo propiciam um ambiente favorável ao surgimento e desenvolvimento de negócios inovadores. Para além disso, estimulam a economia local, atraindo novos investimentos e talentos.
Estes ingredientes são fundamentais para aumentarmos a competitividade local e alcançarmos o desenvolvimento sustentável.