Foi a 25 de março de 1882 que o funicular do Bom Jesus do Monte, em Braga, foi inaugurado. Autoria do engenheiro suíço Niklaus Riggenbach, foi construído para substituir a antiga linha onde veículos sobre carris eram puxados por cavalos e bois.
Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 23 de maio de 2013, foi mandado construir pelo empresário bracarense Manuel Joaquim Gomes e é o primeiro do género construído na Península Ibérica.
Movido ao que agora chamados de energia limpa, não recorre a água da companhia pública bem sequer necessita de sistemas elétricos, uma vez que é movido apenas graças à agua das nascentes e minas do Bom Jesus, através da força motriz das águas.
O sistema passa por duas cabines ligadas entre si, com um depósito de água cada uma. Conforme o elevador sobe, o peso da água transita para o lado oposto, permitindo a deslocação. Contudo, é necessário adaptar o volume da água ao número de passageiros que cada carruagem transporta ao longo dos 100 metros de desnível.
É responsabilidade da autarquia desde 1914 e atualmente explorado pela Confraria do Bom Jesus. De acordo com o que se pode ler no portal da Câmara de Braga dedicado a este “elevador”, o funicular está assente “sobre plano inclinado, e é composto de duas cabinas que se movem sobre carris ligadas entre si por um cabo”.
“Servindo de contrapeso uma a outra, as duas cabinas sobem e descem alternada e simultaneamente ao longo de duas vias paralelas num percurso de cerca de 274 metros. Cada cabina tem capacidade para trinta e nove pessoas, incluindo o condutor”, pode ler-se.
Atualmente, este é o mais antigo funicular deste tipo em atividade em todo o mundo.