Seguir o O MINHO

Região

O maior iate do mundo passou ao largo do Minho (e atracou em Vigo)

Azzam pertence ao presidente dos Emirados Árabes Unidos

em

Foto: Óscar Vazquez / La Voz de Galicia

O maior iate do mundo passou no sábado ao largo da costa do Minho, quando se dirigia para a Galiza onde atracou esta manhã. A embarcação pertence ao presidente dos Emirados Árabes Unidos e partiu há quatro dias de Gibraltar, chegando esta manhã à ria de Vigo.

Com um custo total de 570 milhões de euros, este iate, chamado Azzam, é também um dos mais caros do mundo, e está equipado com sistema defesa antiaérea para proteção do proprietário, o xeque Khalifa Bin Zayed Al Nahyan, e da família presidencial. Segundo a revista Forbes, o valor da fortuna do xeque está avaliado em 127 mil milhões de euros.

O barco chegou hoje à ria de Vigo, dá conta o jornal La Voz de Galicia, onde uma multidão de curiosos o esperava já desde madrugada, depois de anunciado que o seu atracamento seria no domingo à noite. No entanto, o xeque trocou as voltas aos galegos e só chegou esta manhã.

Foto: DR

Foto: DR

As 14 mil toneladas que constituem o peso do Azzam estendem-se ao longo de 180,6 metros de comprimento e 20 de largura, com um calado de 4,3 metros que permite a navegação em águas mais rasas. Tem seis deques, uma tripulação de 50 pessoas, um salão principal com 29 metros de comprimento (e 18 de largura), duas piscinas interiores, sala de cinema, 18 suítes, uma delas alegadamente à prova de bala.

Foto: DR

Foto: DR

Apesar do tamanho, consegue ser mais rápido que o normal para este tipo de embarcação, graças a dois motores a gasóleo adaptados com duas turbinas de gás, proporcionando uma potência de 94 mil cavalos. Só para abastecer totalmente o depósito é necessário um milhão de litros de gasóleo.

Populares