O Benfica conquistou hoje a Taça de Liga feminina de futsal, depois vencer, na final, o Nun’Álvares, por 4-1, numa partida em que as ‘águias’ sustentaram o êxito com um ‘bis’ de Fifó.
A equipa de lisboeta, que tinha perdido a final da época passada precisamente frente a este adversário, capitalizou a sua eficácia na etapa inicial com uma vantagem de dois golos, e apesar do conjunto de Fafe ainda ter relançado o desafio, na segunda parte, a ala Fifó decidiu tudo com dois golos em seis minutos.
As primeiras ameaças da partida até pertenceram ao Nun’Álvares com Pisko e Carla Vanessa a tentarem desequilibrar com remates de longe, mas sem a melhor pontaria.
A essas chances respondeu o Benfica com eficácia, adiantando-se no marcador, aos seis minutos, num bela triangulação, ao primeiro toque, finalizada por Janice Silva.
O tento desestabilizou o Nun’Álvares que tentou responder de forma errónea e precipitada, com muitos passes falhados e algumas falhas na marcação que permitia às ‘águias’ estar sempre ligadas no contragolpe.
Perante esta toada, acabou por não surpreender o segundo golo das benfiquistas, desta feita de bola parada, numa reposição cobrada por Inês Fernandes e desviada para o 2-0 por Raquel Santos, aos 11 minutos.
Apesar da vantagem de algum conforto, a formação lisboeta ainda esteve perto de voltar a marcar, num remate aos ferros de Sara Ferreira, embora até ao intervalo fosse o conjunto de Fafe surgir mais próximo da baliza contrária, com destaque para uma desmarcação de Cátia Morgado, que frente à guarda-redes do Benfica, permitiu a defesa.
No reatamento, o Nun’Álvares consegui, paulatinamente, soltar-se, com Carla Vanessa a destacar-se, primeiro com uma rotação a que a guarda-redes do Benfica, Marta Costa, conseguiu ‘limpar’ no momento exato, e aos 28 minutos, com maior eficácia, a emendar para o 2-1, uma desmarcação de Cátia Morgado.
No entanto, a festa da equipa de Fafe não duraria muito, pois logo no minuto seguinte, Fifó, com um forte de remate de fora da área, na sequência de um lance de bola parada, voltou a ampliar o resultado.
O Nun’Álvares ainda tentou, de novo, reagir à contrariedade, e pela inevitável Carla Vanessa esteve, numa par de ocasiões, perto de relançar o jogo, mas, tal como no primeiro tempo, a eficácia estava do lado do Benfica, que aos 35 minutos, praticamente sentenciou o desafio, num lance de insistência finalizado com o ‘bis’ de Fifó.
O conjunto de Fafe ainda apostou no 5×4 nos últimos instantes, mas sem conseguir desfazer um sólido bloco das benfiquistas, que em contra-ataque ainda tiveram mais uma bola no poste, por Sara Ferreira, não se alterando o 4-1 até ao final.
Ficha de Jogo
Jogo realizado no Pavilhão Multiusos de Gondomar.
Benfica – Nun’Álvares, 4-1.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, Janice Silva, 06 minutos.
2-0, Raquel Santos, 11.
2-1, Carla Vanessa, 28.
3-1, Fifó, 29.
4-1, Fifó, 35.
Equipas:
– Benfica: Marta Costa, Inês Fernandes, Janice Silva, Dricas e Fifó. Jogaram ainda Maria Inês, Maria Pereira, Sara Ferreira, Inês Matos, Angélica e Raquel Santos.
Treinador: Alexandre Pinto.
– Nun’Álvares: Odete Rocha, Ana Pires, Cátia Morgado, Carla Vanessa e Pisko. Jogaram ainda Cátia Balona, Taninha, Liana Alves e Kaká.
Treinador: Pedro Nobre
Árbitras: Filipa Prata e Rita Ferraz.
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Angélica (8) Cátia Balona (10) e Inês Fernandes (16).