Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Nove cursos do IPVC preencheram a totalidade das vagas

Ensino Superior

em

Carlos Rodrigues, presidente do IPVC. Foto: Divulgação / IPVC

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) preencheu mais de 67 por cento das vagas que disponibilizou para os seus cursos de licenciatura na 1ª fase do Concurso de Acesso ao Ensino Superior. Das mais de mil vagas disponibilizadas restam pouco mais de 300 para a segunda fase.

As áreas da Saúde, Tecnologias, Ciências Empresariais, Artes, e Desporto e Lazer foram as mais procuradas não restando vagas para a segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Destaque ainda para o aumento dos estudantes que entraram no curso de primeira opção no IPVC. O Politécnico de Viana do Castelo congratula-se ainda pelo aumento, significativo, de estudantes Internacionais, mais de duas centenas, a grande maioria oriunda do Brasil, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe. O IPVC vai ainda dar as boas vindas a alunos provenientes de Timor Leste, Egipto e Síria.

Neste apontamento de crescimento, o IPVC regista igualmente um aumento considerável do número de candidatos aos cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) e aos cursos de Mestrado cujos resultados das colocações serão divulgados já na próxima semana.

De realçar ainda que para além dos novos alunos que ingressaram pelo concurso nacional de acesso falta acrescentar, aos números avançados pela DGES, os alunos que ingressam no ensino superior através de outros concursos, tais como, concursos especiais (maiores de 23 anos, titulares de CET, CTeSP e titulares de um diploma de ensino superior) e os concursos de mudança de par instituição/curso.

Calos Rodrigues, presidente do IPVC, congratulou-se com os resultados desejando sucesso a todos os alunos. “No início de mais um ano letivo, quero deixar, em particular aos novos alunos, uma mensagem de agradecimento pela vossa opção em estudar no IPVC, dar-vos as boas-vindas e deixar os votos de um bom trabalho. O sucesso do teu futuro exige trabalho, dedicação e compromisso, mas, em conjunto com toda a comunidade académica do IPVC, vais conseguir obter uma formação de elevada qualidade que te facilitará a integração no mercado de trabalho”.

Matrículas já esta segunda-feira

O IPVC começa a dar as boas vindas aos novos alunos e às suas famílias já esta segunda-feira, dia em que começa o período de matrículas. Os alunos que ingressaram nos cursos das Escolas Superiores de Educação, Saúde e Tecnologia e Gestão vão efetuar as matrículas no edifício da Biblioteca Barbosa Romero, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Viana do Castelo.

Os alunos que ingressaram nos curos da Escola Superior Agrária (Ponte de Lima), na Escola Superior de Ciências Empresariais, (Valença) e na Escola Superior de Desporto e Lazer (Melgaço), efetuam a matrícula nas respetivas escolas. Em todas as escolas funciona um ponto de informação e receção dos alunos, em horário contínuo. Neste local o aluno colocado poderá obter toda a informação necessária ao processo de matrícula.

Anúncio

Viana do Castelo

Grupo francês negocia novo hotel de 13 milhões no centro de Viana do Castelo

Hotelaria e turismo

em

Foto: DR / Arquivo

Um grupo francês está em “negociações” com a Câmara de Viana do Castelo para instalar, no centro da cidade, um hotel de três estrelas, anunciou o presidente da autarquia, citado pela Rádio Alto Minho. De acordo com José Maria Costa, o investimento será entre “12 a 13 milhões de euros” e a nova unidade terá 80 quartos.

O edil avançou com a informação no primeiro dia do 31.º Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo, que decorre na capital do Alto Minho, depois de já ter assegurado que são necessários mais hotéis em Viana.

Explicou que foi necessário recorrer a um navio, com 60 quartos, para acomodar todos os visitantes deste evento nacional. José Maria Costa mostra-se preocupado porque estão previstos mais “nove congressos” na cidade, e não há alojamento.

O edil disse ainda que a autarquia está, atualmente, em negociações com outras três unidades hoteleiras, num total de 300 quartos, em investimento de 25 milhões de euros.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Tensão em Viana depois de serem conhecidas penas de acusados de homicídio: “Injustiça”

Familiares de jovem pescador revoltados

em

Tribunal de Viana do Castelo. Foto: O MINHO

A condenação de um homem a 14 anos de prisão por homicídio e a absolvição de um outro arguido envolvido no processo, esta quinta-feira decididas no Tribunal de Viana do Castelo, provocaram a revolta dos familiares da vítima.

O Tribunal de Viana do Castelo condenou um homem de 29 anos a 14 anos de prisão pelo homicídio qualificado e absolveu outro, de 34 anos, também envolvido no processo.

A leitura do acórdão foi rodeada de fortes medidas de segurança por parte das forças policiais.

No final da leitura, ainda no interior da sala de audiências, os familiares do jovem de 22 anos morto à facada em dezembro de 2018 protagonizaram momentos de revolta, gritando “palhaçada” e “injustiça”.

Os agentes da PSP presentes no interior do tribunal mobilizaram-se para impedir desacatos que vieram a ocorrer já no exterior do edifício, na principal avenida da cidade, quando o homem condenado entrou na carrinha celular.

Nessa altura, viveram-se momentos de muita tensão, com os agentes da PSP a agarrarem os familiares da vítima para evitar que chegassem ao carro celular.

Os familiares da vítima permaneciam, pelas 15:10, no exterior do tribunal, a aguardar a saída do homem que foi absolvido, sendo vigiados de perto por mais de uma dezena de elementos da polícia, à paisana e fardados.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Septuagenária atropelada na EN 203, em Ponte de Lima

Transportada para o Hospital de Viana

em

Foto: Daniel Costa/O MINHO

Uma mulher, com cerca de 70 anos, sofreu ferimentos na sequência de um atropelamento, esta quinta-feira, no troço da Estrada Nacional 203 que atravessa a freguesia de Correlhã, em Ponte de Lima, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

A vítima terá sido abalroada pela viatura, provocando queda e várias escoriações e hematomas, sendo necessário o transporte para o Hospital de Viana do Castelo e a presença da ambulância de Suporte Imediato de Vida de Ponte de Lima no local.

Os Bombeiros de Ponte de Lima transportaram a vítima, que foi considerada “ferido ligeiro”. O alerta foi dado às 15:25.

A GNR de Ponte de Lima registou a ocorrência e controlou o trânsito, que esteve condicionado no local, junto ao posto de combustível da Correlhã.

Continuar a ler

Populares