O MINHO
  • Minho
    MinhoMostrar Mais
    Mulher de Guimarães afogada na Póvoa de Varzim. Há mais 2 desaparecidos
    Deputado de Braga escoltado pela PSP após protestos de manifestantes pela habitação
    Famalicão: PAN acusa maioria PSD/CDS de silenciar munícipes
    Luís Soares preside ao Conselho de Administração do Grupo Parlamentar do PS
    Pacientes e profissionais de cardiologia exercitam-se ao ar livre em Braga
  • Braga
    BragaMostrar Mais
    Deputado de Braga escoltado pela PSP após protestos de manifestantes pela habitação
    Pacientes e profissionais de cardiologia exercitam-se ao ar livre em Braga
    Ricardo Rio celebrou 10 anos de presidência em Braga com jantar para 1.800 pessoas
    PSP de folga apanha assaltante em flagrante nas ruas de Braga
    É de Guimarães o segundo bombeiro mais rápido do país
  • Alto Minho
    • Viana do Castelo
    • Ponte de Lima
    • Arcos de Valdevez
    • Caminha
    • Melgaço
    • Monção
    • Paredes de Coura
    • Ponte da Barca
    • Valença
    • VN Cerveira
  • Cávado
    • Barcelos
    • Vila Verde
    • Póvoa de Lanhoso
    • Amares
    • Esposende
    • Terras de Bouro
    • Vieira do Minho
  • Ave
    • Guimarães
    • Famalicão
    • Fafe
    • Cabeceiras de Basto
    • Celorico de Basto
    • Vizela
  • Desporto
    DesportoMostrar Mais
    Pedro Neto eleito melhor em campo contra o Manchester City (e elogiado por Guardiola)
    Presidente do Famalicão diz estar a ser prejudicado pela arbitragem
    Famalicão empata no Bessa e mantém ‘rota’ pela Europa
    Conselheiros do Vitória demitem-se em bloco
    “Tudo nos correu mal”
  • Mais
    • GO!
    • Aqui Perto
      • Galiza
      • Póvoa de Varzim
      • Santo Tirso
      • Trofa
      • Vila do Conde
      • Trás-os-Montes
    • Portugal
    • Sociedade
    • Economia
    • Política
    • Saúde
    • Educação
    • Cultura
    • Tecnologia
    • Ciência
    • Natureza
    • Opinião
A Ler: Nove autarcas e ex-autarcas do Minho arguidos na “Operação Éter” de investigação às lojas de turismo
  • 1.ª Página
  • Destaques Jornalísticos
O MINHOO MINHO
Aa
  • 1.ª Página
  • Destaques Jornalísticos
Pesquisar
  • Primeira Página
  • Minho
    • Braga
    • Viana do Castelo
    • Guimarães
    • Barcelos
    • Famalicão
    • Ponte de Lima
    • Alto Minho
    • Ave
    • Cávado
    • Aqui Perto
  • Desporto
    • Futebol
    • Modalidades
  • Portugal
    • Assembleia da República
    • Presidente da República
    • Governo
    • Sindicatos
  • GO!
    • Marque na Agenda
    • Coisas para Fazer
    • Comer Bem
    • Lifestyle
    • Verão
  • Sociedade
    • IPMA
    • Jogos Santa Casa
    • Acidentes
    • Incêndios
    • Bombeiros
    • Polícias
    • Justiça
    • Animais
    • Igreja Católica
    • Mobilidade
    • Turismo
    • Greves
  • Economia
    • Emprego
    • Combustíveis
    • Habitação
    • Negócios
    • Vinho
    • Indústria
    • Indústria têxtil
    • Hotelaria
    • Energia
    • Inflação
    • Desemprego
    • Bancos
    • Finanças
    • Segurança Social
    • Agricultura
    • Mar
    • Pesca
    • Exportações
    • Inovação
    • Investimento
  • Saúde
    • Hospitais
    • SNS
    • INEM
    • Médicos
    • DGS
    • Vacinas
    • Infarmed
    • Covid-19
    • Saúde Mental
    • Eutanásia
  • Cultura
    • Património
    • Festas e Romarias
    • Gastronomia
    • Arquitetura
    • Arte
    • Música
    • Teatro
  • Ciência
    • Ambiente
    • Biodiversidade
    • Arqueologia
    • Astronomia
  • Educação
    • Escolas
    • Professores
    • Ensino Superior
  • Natureza
  • Calendário
  • Política
  • Tecnologia
  • Opinião
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
O MINHO > Minho > Cávado > Amares > Nove autarcas e ex-autarcas do Minho arguidos na “Operação Éter” de investigação às lojas de turismo

Nove autarcas e ex-autarcas do Minho arguidos na “Operação Éter” de investigação às lojas de turismo

O MINHO
24/01/2020 19:51
por O MINHO 11 Min a Ler
Partilhar

O Ministério Público constituiu 74 autarcas e ex-autarcas como arguidos, entre os quais nove de autarquias do Minho, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito da Operação Éter.

- Anúncio -

Segundo um despacho a que a Lusa teve acesso, esta sexta-feira, no processo relativo à investigação das Lojas Interativas de Turismo (LIT) da Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) foram constituídos arguidos os presidentes de Câmara Manuel Moreira (Amares/PSD e ex-PS), João Esteves (Arcos de Valdevez/PSD) António Vilela (Vila Verde/PSD) e Miguel Alves (Caminha/PS).

Também é arguida Júlia Fernandes, vice-presidente da Câmara de Vila Verde (PSD), para além de vereadores em Fafe (ex-PS), Paredes de Coura (PS) e Vieira do Minho (PSD).

No total, estão sob investigação dez LIT do distrito de Braga e outras dez do distrito de Viana do Castelo.

Foram ainda constituídos arguidos os presidentes de Câmara de Armamar, Arouca, Boticas, Castelo de Paiva, Penedono, Resende, Sabrosa, Tabuaço, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Viseu, os vices de Cinfães, Espinho, Matosinhos, Montalegre, Santa Marta de Penaguião, Sernancelhe, Tarouca e Torre de Moncorvo, e vereadores de Armamar, Boticas, Carrazeda de Ansiães, Lousada, Mondim de Basto, Oliveira de Azeméis, Penafiel, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Sernancelhe, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

Da TPNP estão igualmente como arguidos o ex-presidente Melchior Moreira – em prisão preventiva desde 18 de outubro de 2018 e já acusado por 36 crimes no âmbito do processo principal da Operação Éter, de alegada viciação de procedimentos de contratação pública – a diretora Isabel Castro, o administrador-delegado Marco de Sousa, o secretário de gabinete de apoio à direção Paulo Carrança e o técnico especialista Miguel Ângelo Araújo.

O gestor das empresas Celeuma, Média 360 e Tomiworld, José Manuel Agostinho – também arguido no processo principal – consta ainda da lista de 74 arguidos na investigação às LIT, estando em causa a alegada “imposição”, por parte da TPNP, das empresas responsáveis pela instalação das lojas.

O despacho de acusação da 12.ª secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto relativo ao processo Ėter, de 25 de outubro, imputa um total de 150 crimes a 29 arguidos (21 singulares e oito coletivos), incluindo o ex-presidente da TPNP, Melchior Moreira.

Em causa está um total de 148 crimes (corrupção passiva e ativa, participação económica em negócio, peculato, abuso de poder, recebimento indevido de vantagem, entre outros), 36 dos quais imputados a Melchior Moreira.

A acusação deste processo, agora a aguardar a fase instrutória, tem por base cinco linhas de investigação sobre o TPNP, estando em causa, entre outros, os procedimentos de contratação de pessoal e de aquisição de bens, a utilização de meios da entidade para fins pessoais e o apoio prestado a clubes de futebol.

Em inquéritos que o DIAP decidiu autonomizar, está a ser aprofundada, entretanto, a investigação de outras vertentes do processo, nomeadamente a relativa às LIT da TPNP, envolvendo autarcas do Norte e Centro, e a relacionada com a alegada utilização de verbas destinadas a publicitar o Rally de Portugal em publicidade de cariz diferente e eventuais crimes de prevaricação.

Quanto aos processos autonomizados, nomeadamente sobre factos relacionados com as LIT, os advogados foram notificados esta semana sobre alguns procedimentos associados a essa mesma autonomização, nomeadamente quanto à exportação de elementos do processo principal.

Sem ter deduzido qualquer acusação sobre esta linha de investigação, o MP constituiu já 74 arguidos, incluindo 59 autarcas e ex-autarcas. Destes, 23 são do distrito do Porto, 14 de Viseu, 11 de Vila Real, oito de Aveiro, cinco de Braga, quatro de Viana do Castelo e dois de Bragança.

Ainda segundo o mesmo despacho, a que a Lusa teve acesso, estão em investigação 69 LIT, sendo 17 do distrito do Porto, 11 de Viseu, 10 de Braga, 10 de Viana do Castelo, 10 de Vila Real, sete de Aveiro, três de Bragança e uma da Guarda.

Listagem dos arguidos:

Distrito de Braga (cinco arguidos):

Amares – Manuel da Rocha Moreira, presidente da câmara

Fafe – Vítor Manuel de Freitas Moreira, vereador na câmara

Vieira do Minho – António Afonso Ribeiro Barroso, vereador na câmara

Vila Verde – António Fernando Nogueira Cerqueira Vilela, presidente da câmara

Vila Verde – Júlia Maria Caridade Rodrigues Fernandes, vereadora na câmara

 

Distrito de Viana do Castelo (quatro arguidos)

Arcos de Valdevez – João Manuel de Amaral Esteves, presidente da câmara

Caminha – Luís Miguel da Silva Mendonça Alves, presidente da câmara

Paredes de Coura – Tiago Manuel Pereira da Cunha, vereador na câmara

Ponte da Barca – António Vassalo Abreu, ex-presidente da câmara

 

Turismo do Porto e Norte de Portugal (cinco arguidos):

Isabel Maria Ferreira de Castro, diretora do Departamento Operacional do Turismo do Porto e Norte de Portugal

Marco Paulo Ramos Borges de Sousa, administrador-delegado da Delegação do Turismo Religioso

Melchior Ribeiro Pinto Moreira, ex-presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal

Miguel Ângelo da Silva Araújo, técnico profissional especialista principal da Turismo do Porto e Norte de Portugal

Paulo Manuel Guerreiro Carrança, secretário de gabinete de apoio à Direção da Turismo do Porto e Norte de Portugal

 

Distrito de Aveiro (oito arguidos):

Arouca – Margarida Maria de Sousa Correia Belém, presidente da câmara

Arouca – José Artur Tavares Neves, ex-presidente da câmara e ex-secretário de Estado

Castelo de Paiva – Gonçalo Fernando da Rocha de Jesus, presidente da câmara

Espinho – António Vicente Amorim Alves Pinto, vice-presidente da câmara

Oliveira de Azeméis – Hermínio José Sobral de Loureiro Gonçalves, ex-presidente da câmara

Oliveira de Azeméis – Pedro João Alves Carneiro Marques, vereador na câmara

Santa Maria da Feira – António Gil Alves Ferreira, vereador na câmara

Vale de Cambra – José Alberto Freitas Soares Pinheiro e Silva, presidente da câmara

 

Distrito de Bragança (dois arguidos):

Carrazeda de Ansiães – Roberto Carlos Sampaio Lopes, vereador na câmara

Torre de Moncorvo – Victor Manuel da Silva Moreira, vice-presidente da câmara

 

Distrito do Porto (19 arguidos):

Felgueiras – José Inácio Cardoso Ribeiro, anterior presidente da câmara

Gondomar – Carlos Alberto Silva Brás, ex-vereador da câmara, deputado

Lousada – Cristina Maria Mendes da Silva Moreira, vereadora na câmara

Marco de Canaveses – Manuel Maria Moreira, ex-presidente da câmara

Matosinhos – Fernando Manuel da Silva Alves da Rocha, vice-presidente da câmara

Paredes – Pedro Dinis da Silva Mendes, ex-vereador da câmara

Penafiel – Adolfo Amílcar Moreno, Penafiel, vereador da câmara

Penafiel – Alberto Fernando da Silva Santos, ex-presidente da câmara, presidente da Assembleia Municipal

Póvoa de Varzim – Maria Lucinda Campos Amorim Ramos, vereadora na câmara

Santo Tirso – António Alberto de Castro Fernandes, antigo presidente da câmara

Trofa – Sérgio Humberto Pereira da Silva, presidente da câmara

Valongo – João Paulo Rodrigues Baltazar, antigo presidente da câmara

Valongo – José Manuel Pereira Ribeiro, presidente na câmara

Vila do Conde – José Aurélio Baptista da Silva, vereador da câmara

Vila Nova de Gaia – José Guilherme Saraiva de Oliveira Aguiar, vereador na câmara

 

Distrito de Vila Real (11 arguidos)

Boticas – Fernando Eirão Queiroga, presidente da câmara

Boticas – Maria do Céu Domingues Fernandes, vereadora na câmara

Boticas – Fernando Pereira Campos, antigo presidente na câmara

Mondim de Basto – Paulo Jorge Mota da Silva, vereador na câmara

Montalegre – David José Varela Teixeira, vice-presidente da câmara

Peso da Régua – Nuno Manuel Sousa Pinto de Carvalho Gonçalves, antigo presidente da câmara

Sabrosa – Domingos Manuel Alves Carvas, presidente da câmara

Sabrosa – José Manuel de Carvalho Marques, anterior presidente da câmara

Santa Marta de Penaguião – Sílvia da Fonseca Silva, vice-presidente da câmara

Valpaços – Amílcar Rodrigues Alves Castro de Almeida, presidente da câmara

Vila Pouca de Aguiar – António Alberto Pires Aguiar Machado, presidente da câmara

 

Distrito de Viseu (15 arguidos)

Armamar – João Paulo Soares Carvalho Pereira da Fonseca, presidente da câmara

Armamar – Cláudia Isabel Gomes de Jesus Damião, vereadora na câmara

Cinfães – José Manuel Pereira Pinto, antigo presidente da Câmara

Cinfães – Serafim Rodrigues, vice-presidente da câmara

Lamego – Francisco Manuel Lopes, antigo presidente da câmara

Penedono – António Carlos Saraiva Esteves de Carvalho, presidente da câmara

Resende – Manuel Joaquim Garcez Trindade, presidente da câmara

Resende – António Manuel Leitão Borges, ex-presidente da câmara, deputado

São João da Pesqueira – José António Fontão Tulha, antigo presidente da câmara

Sernancelhe – Armando Manuel Aguiar Mateus, vereador na câmara

Sernancelhe – Carlos Manuel Ramos dos Santos, vice-presidente da câmara

Tabuaço – Carlos André Teles Paulo de Carvalho, presidente da câmara

Tarouca – José Damião Lopes Guedes de Melo, vice-presidente da câmara

Viseu – António Joaquim Almeida Henriques, presidente da câmara

 

Outros (10 arguidos):

António Manuel da Cunha Monteiro

Augusto Fernando Andrade do Rego

Bernardo do Carmo Maciel Oliveira

Carlos Miguel Galamba Figueirinhas Costa

Carlos Fernando Matos Pereira

João Paulo Fernandes Sabino Guedes

José Manuel Simões Agostinho

Nuno Miguel de Almeida

Pedro Orlando dos Santos Portugal

Susana Filipa Tavares João

Partilhar este Artigo
Facebook Twitter WhatsApp WhatsApp Copiar Ligação Imprimir
por O MINHO Conselho Editorial
Seguir
Jornal digital da região do Minho.
Artigo Anterior Bloco de Esquerda avisa que medidas acordadas para abstenção na generalidade não chegam
Próximo Artigo Os números do Euromilhões

Minho

Política

Ricardo Rio celebrou 10 anos de presidência em Braga com jantar para 1.800 pessoas

Luís Moreira Luís Moreira 30/09/2023
Crime

PSP de folga apanha assaltante em flagrante nas ruas de Braga

Joaquim Gomes Joaquim Gomes 30/09/2023
Bombeiros

É de Guimarães o segundo bombeiro mais rápido do país

Joaquim Gomes Joaquim Gomes 30/09/2023
Acidentes

Choque frontal na Póvoa de Lanhoso envolve nove ocupantes e 17 bombeiros

O MINHO O MINHO 30/09/2023
- Anúncio -
- ANÚNCIO -

Últimas Notícias

Futebol
Pedro Neto eleito melhor em campo contra o Manchester City (e elogiado por Guardiola)
30/09/2023
I Liga
Presidente do Famalicão diz estar a ser prejudicado pela arbitragem
30/09/2023
Impostos
Municípios querem 5% do imposto sobre combustíveis para reparar estradas
30/09/2023
I Liga
Famalicão empata no Bessa e mantém ‘rota’ pela Europa
30/09/2023
Habitação
Marcelo considera manifestações “importantes e por uma boa causa”
30/09/2023

Destaques

Vitória SC

Conselheiros do Vitória demitem-se em bloco

O MINHO / LUSA O MINHO / LUSA 30/09/2023
Guimarães

Luís Soares preside ao Conselho de Administração do Grupo Parlamentar do PS

O MINHO O MINHO 30/09/2023
Vinho

De uma vinha em Arcos de Valdevez para o top-20 do New York Times

Fernando André Silva Fernando André Silva 30/09/2023
Futebol

Vitória SC apresenta lucro de 6,4 milhões

O MINHO / LUSA O MINHO / LUSA 30/09/2023

Jornal Online – Periodicidade Diária

Diretor: Thiago da Costa Correia © PDG5 MEDIA, LDA.

Política de Privacidade  Ficha Técnica  Estatuto Editorial

O MINHO

É Todo Seu

  • Primeira Página
  • Minho
  • Desporto
  • Portugal
  • GO!
  • Sociedade
  • Economia
  • Saúde
  • Cultura
  • Ciência
  • Educação
  • Natureza
  • Calendário
  • Política
  • Tecnologia
  • Opinião

O MINHO é um Órgão de Comunicação Social registado na ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Acesso Rápido:
  • Braga
  • Viana
  • Guimarães
  • Barcelos
  • Famalicão

Quem Somos

  • Política de Privacidade
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial

Redação |  Av. da Liberdade, 318
4710-251 Braga

918 333 092
* chamada para rede móvel nacional

[email protected]

Dept.º Comercial [email protected]

Jornal Online – Periodicidade Diária

Diretor: Thiago da Costa Correia © PDG5 MEDIA, LDA.

Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu a palavra-passe?