A Câmara de Vila Verde aprovou esta quinta-feira uma redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de acordo com o número de dependentes por cada família, que pode atingir os 20%, informou a autarquia.
Segundo um comunicado, o município aprovou ainda, em reunião extraordinária do executivo, a manutenção da taxa de IMI no valor mínimo definido por lei, 0,3%.
Assim, o executivo liderado por António Vilela (PSD) aprovou uma redução de 5% na taxa incidente sobre imóveis destinados a habitação própria e permanente das famílias vilaverdenses com um filho, 10% para famílias com dois filhos e de 20% para agregados com três ou mais dependentes.
“Só com o trabalho de rigor e consolidação das contas do Município que o executivo Vilaverdense tem vindo a realizar nos últimos anos, permite-nos, hoje, ter uma situação financeira do município bem mais desafogada. Só assim é possível hoje termos aprovado esta importante medida de apoio familiar”, destacou o autarca.
Além daquela redução, o executivo aprovou já “isenção das taxas para operações urbanísticas associadas à agricultura, à pecuária e à floresta e para a construção de empreendimentos turísticos, isenções de taxas urbanísticas para famílias carenciadas e jovens até 30 anos de idade, isenção de derrama para empresas que se instalem no concelho e criem postos de trabalho, a derrama reduzida para pequenas empresas e a aplicação da taxa mínima de IMI de 0,3%”, enumera o texto.