A Noite Branca de Braga, que se realiza entre sexta-feira e domingo, deverá ter um retorno económico de 15 milhões de euros. A estimativa é da Associação Empresarial de Braga (AEB) que está convicta num “retorno muito positivo”.
“As expectativas para 2023 são as melhores. As nossas perspetivas apontam para a ordem dos 15 milhões de euros, 10 milhões de retorno económico direto e cinco milhões adicionais, que resultam do ganho de visibilidade mediática. Será certamente uma grande jornada, quer do ponto de vista cultural como também numa ótica mais direcionada para a promoção da marca Braga”, afirma Rui Marques, diretor geral da AEB, citado em comunicado.
A Noite Branca de Braga começa amanhã com mais de 48 horas de intensa programação, cinco palcos e mais de 150 eventos culturais e artísticos.
A par destes, e com o objetivo de enriquecer e complementar o programa oficial, realizar-se-ão as Festas Brancas, iniciativa articulada entre a AEB e o Município de Braga.
Ao total, são oito as festas que irão animar os oito locais do centro histórico de Braga, por iniciativa de um conjunto de 18 estabelecimentos comerciais.
Segundo Rui Marques, a Noite Branca “é já uma marca distintiva de Braga, atraindo à cidade milhares de pessoas”.
Reforçando o propósito de “engrandecer o já excelente programa cultural promovido pelo município”, o diretor-geral da AEB defende a importância do envolvimento dos agentes económicos na dinâmica da cidade, nomeadamente neste grande evento.
“É para AEB uma enorme satisfação ver que a comunidade empresarial quer estar envolvida, e quer fazer parte da festa, fazendo-o de forma muito empenhada e briosa. Com este compromisso dos agentes económicos para com a dinâmica da cidade, todos saímos a ganhar”, refere.
Para além de reforçar a atmosfera de festa vivenciada durante os três dias de Noite Branca, Rui Marques aponta, ainda, outras vantagens resultantes da iniciativa articulada entre a AEB e o Município de Braga. “As Festas Brancas permitem-nos chegar a mais pessoas, com perfis diferentes. Conseguimos reter o público por mais tempo e distribuí-lo pela cidade de forma mais equilibrada. Ou seja, conseguimos gerar mais economia”, explica.
Para além da dinamização da cidade, o Diretor-Geral encara este evento como um “balão de oxigénio” para os atores económicos bracarenses. “A Noite Branca, que será certamente um sucesso, funcionará como um enorme balão de oxigénio para a economia da cidade. Durante este período pós-verão e entrada no outono, regista-se sempre uma baixa significativa no volume de negócios. Este evento tem esta virtualidade de solidificar a tesouraria das empresas”, conclui.