Seguir o O MINHO

Alto Minho

New Order e Car Seat Headrest destaques no segundo dia do Paredes de Coura

Praia Fluvial do Tabuão

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O segundo dia do festival Paredes de Coura apresenta hoje o regresso dos New Order e aposta em nomes mais recentes como Khruangbin, Car Seat Headrest e Boy Pablo, com Capitão Fausto a fechar o palco principal.

A Praia Fluvial do Taboão acolhe a atuação dos britânicos, desta vez sem o baixista Peter Hook, num dos concertos mais esperados desta edição do evento, num dia que começa com os portugueses Cave Story, no palco secundário, às 17:45, antes de uma série de estreias em Portugal.

A primeira, às 18:15, é dos norte-americanos Khruangbin na abertura do palco principal, que vão trazer o aclamado “Con Todo el Mundo”, de 2018, e também “Hasta El Cielo”, de 2019, uma versão dub do predecessor, às margens do rio Coura e ‘balançar’ os primeiros festivaleiros com influências de rock psicadélico e funk.

Enquanto isso, Stella Donnely sobe ao outro palco (19:05), substituindo Julien Baker, com o seu primeiro disco “Beware of the Dogs”, lançado em março, assinalando o primeiro concerto em terras portuguesas, assim como os canadianos Alvvays, às 19:50, à boleia do seu “Antisocialites”, de 2017.

Às 20:30, o norueguês Boy Pablo expõe, também ele pela primeira vez em Portugal, o seu pop ao público, ainda sem qualquer longa-duração, mas com os dois EP: “Roy Pablo”, de 2017, e “Soy Pablo”, de 2018, o suficiente para o diretor do festival, João Carvalho, o ter nomeado como um dos destaques desta edição.

Logo a seguir, às 21:10, os Car Seat Headrest protagonizam um dos regressos mais esperados a Paredes de Coura, depois terem atuado no evento em 2017, a banda de Will Toledo chega agora com uma nova versão do álbum “Twin Fantasy”, inicialmente lançado em 2011.

O compositor californiano Avi Buffalo, a substituir Yellow Days, fecha o palco secundário, às 22:00, tendo lançado este ano “Glow Cast on Eternal Sound”, em colaboração com Ari Prado, antes do espetáculo mais esperado da noite, 50 minutos depois.

Os New Order, banda fundada após a morte de Ian Curtis, vocalista de Joy Division, tornaram-se numa das bandas mais icónicas dos anos 1980, criando temas como “Blue Monday”, o ‘single’ de 12 polegadas mais vendido da história.

Desta vez sem o baixista Peter Hook, que saiu da banda devido a conflitos resolvidos em tribunal, Bernard Summer (voz, guitarra), Stephen Morris (bateria), Gillian Gilbert (teclado), Phil Cunningham (guitarra) e Tom Chapman (baixo) atuam em Portugal pela primeira vez desde 2005, sendo que o mesmo elenco lançou o último disco “Music Complete”, de 2005.

Por volta das 01:00, os lisboetas Capitão Fausto encerram o palco principal com “A Invenção do Dia Claro”, de 2019, outro retorno a Paredes de Coura depois de protagonizarem um dos momentos altos da edição de 2016.

Para fechar a noite em modo ‘after hours’, o dueto parisiense Acid Arab, do lusodescendente Hervé Carvalho, oferece, às 02:00, uma viagem à mistura de sonoridades eletrónicas com música árabe.

Na hora seguinte, cabe ao DJ irlandês Dec Lennon, conhecido como Krystal Klear, lançar os últimos decibéis do segundo dia com os seus vários EP que têm causado boa impressão na crítica do meio.

O festival Paredes de Coura termina no sábado e, até lá, recebe nomes como Patti Smith, Suede, Father John Misty ou Freddie Gibbs e Madlib.

Anúncio

Viana do Castelo

Viana vai ter uma “Praça Natal”

Na Praça da República

em

Foto: Divulgação

A Praça da República, ex-libris de Viana do Castelo, vai ser transformada em Praça Natal, decorada e com animação própria da época festiva que se avizinha, foi anunciado nesta sexta-feira.

Um carrossel parisiense, a casa do Pai Natal, trenó do Pai Natal são algumas das atividades que vão decorrer naquela praça do centro histórico de Viana do Castelo.

O programa foi apresentado esta sexta-feira pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, em conferência de imprensa, após a assinatura de um protocolo de cooperação com a associação empresarial, responsável pela iluminação de 22 ruas, avenidas e praças da cidade, num investimento de 122 mil euros, “um acréscimo de 50 mil euros em relação ao ano passado”.

A Praça Natal e a iluminação começam no dia 30, pelas 18:00 e permanecem até 06 de janeiro.

Continuar a ler

Alto Minho

“Na’Tal Cerveira” com 38 dias de atividades para as famílias

Natal em Cerveira

em

Foto: Divulgação / CM Cerveira

A Câmara de Vila Nova de Cerveira vai dinamizar seis eventos gratuitos, dirigidos às famílias, integrados no programa “Na’Tal Cerveira”, informou esta sexta-feira a autarquia.

Entre as atividades que vão decorrer durante 38 dias para animar a quadra natalícia, destacam-se recriações históricas, sugestões gastronómicas, aventura pelo ar, canções típicas e receção ao novo ano, além da ornamentação e iluminação de ruas e edifícios.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Ponte de Lima espera retorno de 1,5 milhões com onze eventos durante época baixa

“Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”

em

Foto: Susana A. Matos / Facebook (Arquivo)

O presidente da Câmara de Ponte de Lima disse, esta sexta-feira, esperar um retorno na economia do concelho da ordem dos 1,5 milhões de euros através de onze eventos que o município vai promover entre dezembro e abril.

Em declarações à agência Lusa, a propósito da apresentação do programa municipal “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”, Victor Mendes (CDS-PP) estimou “em 200 mil” o número de visitantes a atrair ao concelho com os 11 eventos que irão decorrer durante cinco meses.

O autarca adiantou que o investimento municipal ronda os 130 mil euros na realização dos eventos “transversais a algumas áreas de desenvolvimento que o município considera prioritárias como a restauração, a gastronomia, desporto”.

O projeto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta” foi lançado pela autarquia em 2012, para “contrariar as dinâmicas da tendência sazonal, da chamada época baixa, potenciando os recursos endógenos, em prol dos agentes locais, de empresários do setor turístico, hoteleiro e da restauração, gerando retorno económico e novas oportunidades para a economia local, e para os visitantes e turistas”.

O programa, hoje apresentado publicamente no Centro de Interpretação do Território (CIT), começa com a VIII Festa da Gente Miúda, entre 06 a 08 de dezembro, no pavilhão de feiras e exposições-Expolima, e contará com a iniciativa “Neste Natal Vem Brincar Connosco”, entre 14 e 24 de dezembro.

Em janeiro de 2020, realiza-se o evento Verde Noivos e a XII Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho.

A Feira 100% Agrolimiano e o Fim de Semana Gastronómico do Domingo Gordo são as propostas para fevereiro.

Já em março, está previsto o Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota e a IV Feira da Educação, Ciência e Tecnologia.

O programa inclui ainda um Fim de Semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada e outro, em abril, dedicado à Lampreia e uma Expo Saúde/Juventude.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares