Neste ‘skatepark’ em Barcelos nasceu um mural contra o racismo e xenofobia

Para reforçar “o skate como espaço de liberdade, expressão e superação”
Neste 'skatepark' em barcelos nasceu um mural contra o racismo e xenofobia
Foto: João Salgado

Hélder Duarte (Eldr) e Miguel Silva (Soldier) criaram um mural no ‘skaterpark’ do Couto, na freguesia com o mesmo nome, em Barcelos, com o objetivo de “sensibilizar a comunidade para a importância da igualdade e do acolhimento de todos, reforçando o skate como espaço de liberdade, expressão e superação”.

O “Mural Sem Barreiras – Geração Z” foi criado no passado dia 21 de junho no âmbito de uma ação de voluntariado jovem promovida pela associação Couto Park – Clube de Skate de Barcelos e apoiada pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude).

Os artistas barcelenses Hélder Duarte, reconhecido pelo seu percurso na caligrafia contemporânea, e Miguel Silva, artista de técnica em mão livre, utilizaram “a arte para transmitir uma mensagem de sensibilização contra o racismo e a xenofobia”, refere a organização em comunicado enviado a O MINHO, destacando a “frase central” da obra: “Mais do que máquinas, humanidade. Mais do que inteligência, bondade e ternura”.

A pintura do mural decorreu durante o primeiro “Go Skateboarding Day” realizado em Barcelos, evento que celebrou o Dia Mundial do Skate e levou à freguesia de Couto mais de 80 pessoas.

“Este projeto mostra como a juventude, a arte e o envolvimento da comunidade podem inspirar valores de igualdade e cidadania ativa, dando cor e significado a um espaço que pertence a todos”, conclui João Miguel Araújo, presidente da associação, citado no comunicado.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ex-benfica reforça moreirense

Ex-Benfica reforça Moreirense

Próximo Artigo
Famalicão: socorristas salvam homem em paragem cardiorrespisratória

Famalicão: Socorristas salvam homem em paragem cardiorrespisratória

Artigos Relacionados