A Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas, em Braga, vai atribuir um cheque de 100 euros aos bebés nascidos entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2023, cujos agregados familiares tenham residência fiscal naquele bairro, no mínimo há um ano antes da data de nascimento.
Em comunicado, a associação explica que, de acordo com o regulamento do programa “Mais Andorinhas a Voar”, o apoio será atribuído numa prestação única, em forma de cheque bebé, por cada nascimento, para assim fazer face ao acréscimo de despesas efetuadas em bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável do bebé.
Citado no comunicado, o presidente da Associação de Moradores, Flávio Vieira, refere que a Associação “tem vindo a assumir um papel importante e relevante nesta área, através da implementação de diversas medidas de apoios às várias famílias que habitam nas Andorinhas”.
Este apoio será atribuído a um dos progenitores, casados ou que vivam em união de facto, com quem o bebé resida, ou ao progenitor que tiver a sua guarda ou ainda a qualquer pessoa singular a quem, por decisão judicial ou administrativa, o bebé esteja confiada e com quem a mesma resida.
O pedido de apoio terá de ser efetuado mediante o preenchimento de um formulário na sede da Associação de Moradores, de segunda-feira a sábado, das 20:00 às 22:00.
Esta iniciativa surge no âmbito do projeto ‘Viva às Andorinhas’, que é financiado pela Bragahabit com o apoio do Município de Braga, e que decorre até ao final de dezembro no Bairro das Andorinhas.