Navio patrulha “Viana do Castelo” parte sábado para missão da NATO no Mediterrâneo

Construído em Viana
Navio patrulha “viana do castelo” parte sábado para missão da nato no mediterrâneo
navio viana do castelo_22

O navio patrulha oceânico “Viana do Castelo” parte este sábado para uma missão da NATO no Mediterrâneo, contando com 67 militares embarcados que têm regresso marcado para o dia 21 de dezembro.

Numa nota enviada à imprensa, o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) escreve que o navio patrulha parte da Base Naval de Lisboa, situada em Almada, “para integrar o “Standing NATO Mine Counter Measures Group 2 (SNMCMG2)”, no âmbito das “enhanced NATO Response Force 2022 (eNRF)”.

“A missão primária do SNMCMG2, como parte da eNRF, é dotar a NATO de uma capacidade naval permanente e de disponibilidade imediata no âmbito da guerra de minas, mas também para cumprir outros tipos de tarefas em missões humanitárias, operações de busca, patrulha marítima e inativação de engenhos explosivos”, é adiantado no texto.

Este navio é comandado pelo capitão-de-fragata Sá Granja “e conta com 67 militares embarcados, incluindo uma equipa de segurança constituída por Fuzileiros, uma equipa do Destacamento de Mergulhadores nº 3, um médico naval e um oficial do Centro de Gestão e Análise de Dados Operacionais”.

A cerimónia de largada do navio será presidida pelo secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, onde também estarão presentes o Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Henrique Gouveia e Melo, e o Comandante Naval, vice-almirante Chaves Ferreira.

A participação nacional nesta missão “enquadra-se no âmbito do empenhamento das Forças Armadas em missões internacionais, em apoio à ação externa do Estado no setor da Defesa, tendo em vista cumprir com os compromissos assumidos por Portugal junto de Organizações Internacionais”, lê-se na nota.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Empresa do ministro pedro nuno santos fez contrato por ajuste direto com o estado

Empresa do ministro Pedro Nuno Santos fez contrato por ajuste direto com o Estado

Próximo Artigo
Nascida há 15 anos em braga, forte store abre loja número 50 em portugal

Nascida há 15 anos em Braga, Forte Store abre loja número 50 em Portugal

Artigos Relacionados