Seguir o O MINHO

Ave

Natal em Fafe com pais natais de mota, mercado e patinagem artística

Programação

em

Foto: Arquivo / DR

A época natalícia começa a brilhar em Fafe a partir do próximo dia 01 de dezembro com a inauguração da iluminação decorativa, que passa por uma árvore gigante e diversas decorações alusivas à época, foi hoje anunciado. O arranque desta quadra será marcado por um concerto da Banda de Golães no Teatro Cinema, com entrada livre e início marcado para as 17:00.

Em comunicado a Câmara de Fafe e a Associação Empresarial de Fafe mostram-se empenhados “para que o mês festivo de dezembro seja vivido de forma especial e em espírito de celebração, onde o apelo ao cumprimento pelas regras de higiene será permanente, tendo em vista um bem maior que é preservar a saúde de todos e proporcionar ao comércio local a oportunidade de enfrentar este período com o apoio, a presença e o envolvimento de todos”.

O programa envolve concertos, espetáculos de dança e patinagem, uma sessão de coros de Natal na Igreja Nova, mercado de Natal, animação de rua e atividade cultural com literatura para os mais novos e cinema para os seniores.

Na Biblioteca Municipal, terá lugar durante todo o mês, sessões de leitura e dramatização do conto “Feliz Natal Lobo Mau” de Clara Cunha e ateliês de Natal.

No fim de semana de 03 a 05 de dezembro, realiza-se a Taça de Portugal em Patinagem Artística, um evento que se realiza no Pavilhão Multiusos, com entrada livre e que acolhe cerca de 400 atletas de todo o país, numa organização do Grupo Nun’Álvares e da Federação de Patinagem de Portugal.

No feriado, dia 08, a Banda de Revelhe proporciona um concerto, também de entrada livre, no Teatro Cinema de Fafe, a partir das 16:00. Os músicos farão, momentos antes do espetáculo, um desfile pelas ruas do centro da cidade. Durante todo o dia, na Praça 25 de Abril, decorrem ateliês de pintura para os mais novos.

De visita à Arcada as crianças serão convidadas a escrever ao seu querido bombeiro, numa iniciativa dos Bombeiros Voluntários de Fafe.

Para o efeito será colocado um marco de correio e esperam-se muitas cartas com desejos das crianças de Fafe endereçadas, não ao Pai Natal, mas aos bombeiros voluntários que durante o ano estão sempre disponíveis para ajudar.

No sábado, dia 11, decorre, na Praça Mártires do Fascismo, a “A Feira das Coisas… de Natal” e na sexta feira seguinte, 17 de dezembro, o dia é dedicado aos seniores com uma ida ao Teatro Cinema para assistirem ao filme “Erosão”.

No mesmo dia, é inaugurado o Mercado de Natal, uma das atrações da programação natalícia do concelho.

À noite, na Igreja Nova, os fafenses terão oportunidade de assistir à atuação de Coros de Natal “em ambiente de sintonia com o espírito natalício que a época convoca”.

No sábado, 18 de dezembro, realiza-se um desfile de vespas e motas – o Pai Natal em Duas Rodas – que vai animar a cidade durante toda a tarde.

À noite, pelas 21:30, o Teatro Cinema de Fafe acolhe o espetáculo de Bailado “Casa Corpo” pela Buzz Companhia de Dança.

A animação continua no dia 22, com um espetáculo de dança pela academia ADN com “Um Conto de Natal” de Charles Dickens, no Pavilhão Multiusos.

E para completar a animação da época natalícia não faltarão os carrosseis, a Casa do Pai Natal, exposições e leituras de poemas na Biblioteca Municipal, bem como uma edição de Natal do Mercado Bio nos dias 04 e 18 de dezembro.

“Esperamos que os fafenses apreciem e, como à semelhança de outros anos, possam vir até à cidade fazer as suas compras no comércio tradicional, tirar as habituais fotografias e desfrutar do programa de animação que se preparou. Esta iniciativa de comemoração do Natal resulta de uma boa parceria, de já há alguns anos, com a Associação Empresarial de Fafe e tem como finalidade proporcionar um ambiente festivo, mas em segurança”, disse Antero Barbosa, presidente da Câmara de Fafe.

Populares