‘Narcolanchas’ apreendidas em megaoperação no Alto Minho e Galiza

'narcolanchas' apreendidas em megaoperação no alto minho e galiza
Foto: DR

A Polícia Judiciária de Braga realizou buscas em Valença, relacionadas com a operação “Vodka”, que decorreu principalmente na Galiza, já com seis detidos, por suspeitas de tráfico de droga e de pessoas, presentes esta sexta-feira no Tribunal de Ourense.

A Lusa, que cita fonte da Guardia Civil, adianta que três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento da rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico.

A operação centralizou-se nas duas províncias galegas mais próximas do Minho, Ourense e Pontevedra, com a colaboração da Polícia Judiciária de Braga, sob liderança operacional da Guardia Civil e da Agência Tributaria, segundo fonte da PJ de Braga.

Do lado galego, as buscas policiais, coordenadas pelo Ministério do Interior do Reino de Espanha, decorreram, como sucedeu em Valença, desde quarta-feira, na Rua Celso Emílio Ferreiro (Ourense) e também na Urbanização de Monterrei (Pereiro de Aguiar, pequeno concelho vizinho de Ourense, sede da província) e ainda na localidade de Salnés, província de Pontevedra.

A “Operação Vodka” desmantelou um grupo que se dedicava dedicada à comercialização de motores fora de borda para embarcações e fabrico de “lanchas voadoras”, a operar principalmente no Estreito de Gibraltar.

A organização criminosa operava entre as províncias galegas de Ourense e de Pontevedra, a par do Alto Minho (Valença) onde se fabricavam, em território português, motores e lanchas a outras organizações criminosas instaladas no Estreito de Gibraltar.

Na operação houve uma busca domiciliária em Valença, executada pela Polícia Judiciária de Braga, mais quatro em Ourense e duas em Pontevedra, tendo sido apreendidos ainda 30 mil euros em numerário, oito lanchas voadoras, 25 motores de grande cilindrada, material náutico, radares GPS, antenas, vária documentação, computadores e telemóveis relacionados com o grupo.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Mulher atropelada na passadeira em monção por mota em que seguiam dois jovens

Mulher atropelada na passadeira em Monção por mota em que seguiam dois jovens

Próximo Artigo
Mais de 120 clássicos 'desfilaram' pelo minho (e há fotos incríveis desde o gerês ao salto de fafe)

Mais de 120 clássicos 'desfilaram' pelo Minho (e há fotos incríveis desde o Gerês ao salto de Fafe)

Artigos Relacionados