Na segunda semana de agosto o mundo vai dançar em Guimarães

Fest’In Folk Corredoura 2022
Na segunda semana de agosto o mundo vai dançar em guimarães

Guimarães volta a acolher o “Fest’In Folk Corredoura – O Mundo Dança em Guimarães”, que regressa em 2022 após uma interrupção de dois anos provocada pela pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.

Henrique Macedo, presidente do Grupo Folclórico da Corredoura, abriu a conferência de apresentação do festival dizendo que era com muita satisfação que, após dois anos de interrupção, voltava o festival a animar Guimarães, este ano contando com a presença de grupos do Brasil, Equador, Eslovénia, França, Guiné-Bissau, Geórgia e Portugal.

“Temos um programa diferente e vasto, de que destaco a exposição que se realizará de 9 a 11 de agosto, no GuimarãeShopping, que mostrará os trajes dos grupos que estarão presentes no festival, a composição de uma orquestra, dirigida pela maestrina Marisa Oliveira, do Conservatório de Guimarães, reunindo músicos dos 7 países, a visita aos lares, realizada nos dias 9 e 11, com a presença dos elementos dos grupos presentes, e os workshops que acontecerão no centro da cidade”, disse.

Henrique Macedo destacou também as galas, nos dias 12, 13 e 14 de agosto, e a celebração ecuménica, na Basílica de S. Torcato, no dia 14 de agosto.

O presidente do Grupo Folclórico da Corredoura disse ainda estar em curso uma candidatura do Fest’In Folk Corredoura ao CIOFF – Concelho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore, parceiro oficial da UNESCO, que visa promover a salvaguarda e difusão da cultura tradicional e do folclore, o que, a ser aceite, como espera, “será um momento especial e único para o Fest’In Folk, elevando-o a um novo patamar e consolidando-o como uma marca da cultura em Guimarães”.

Alberto Martins, presidente da Junta de Freguesia de S. Torcato, endereçou, ao Grupo Folclórico da Corredoura, os parabéns pelo arrojo de ter reativado o festival após a interrupção: “não é fácil reerguer um evento deste calibre”, disse. Para Alberto Martins, o Fest’In Folk é mais do que um simples festival de folclore, “é o celebrar do mundo e da cultura, e motivo de enorme orgulho”.

Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura da Câmara de Guimarães, destacou a dinâmica cultural que a vila de S. Torcato imprime no calendário anual do concelho de Guimarães, de que o Fest’In Folk é exemplo.

“O Município já não tem dúvidas em relação à qualidade deste festival, motivo pelo qual ele foi incluído nos projetos culturais de interesse concelhio, estando dessa forma salvaguardado o seu apoio financeiro e logístico. Trata-se de uma mais-valia cultural e turística que ajuda a consolidar Guimarães e a promover a internacionalização do seu território.

O vereador da Cultura disse ainda que o Fest’In Folk, mais do que um festival de folclore, “é um espaço de encontro, que promove a reciprocidade, apresentando culturas de outros mundos e apresentando a cultura vimaranense, tudo isso sem que seja esquecida a atualização de tradições que contribua para a captação das novas gerações”.

Para Paulo Lopes Silva, a classificação do festival como um festival CIOFF permitirá novas oportunidades de projeção nacional e internacional, bem como sinergias entre os vários festivais da rede, promovendo a circulação de grupos mais facilmente.

“O Grupo Folclórico da Corredoura projeta internacionalmente Guimarães, pelo que é devido um agradecimento”, concluiu.

PROGRAMA

9 agosto | terça-feira
16h00 | GuimarãeShopping

Inauguração da Exposição “O Mundo a Trajar em Guimarães”
16h30 | GuimarãeShopping
Workshop de Dança: Brasil
21h30 | Centro Histórico de Guimarães
Workshop de Dança: Guiné-Bissau | Geórgia

11 agosto | quinta-feira
16h30 | GuimarãeShopping
Workshop de Dança: Equador
21h30 | Centro Histórico de Guimarães
Workshop de Dança: França | Eslovénia

12 agosto | sexta-feira
16h00 | Centro Histórico de Guimarães
Desfile/Parada: com a presença dos grupos de todos os países participantes
21h30 | Campo de São Mamede
Gala de Abertura, Passarelle e Orquestra Multicultural: todos os países

13 agosto | sábado
21h30 | Campo de S. Mamede
Gala de Folclore Nacional: Grupo de Danças e Cantares de Barcelos – Barcelos; Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos – Torres Novas; Rancho Regional de Fânzeres – Gondomar; Rancho Folclórico da Casa do Povo de Maiorca – Figueira da Foz e Grupo Folclórico da Corredoura – Guimarães.

14 agosto | domingo
10h30 | Basílica de S. Torcato
Celebração Ecuménica: com a presença dos grupos de todos os países
21h30 | Campo de S. Mamede
Gala de Encerramento com a presença de todos os países

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Dois homens de barcelos e um de famalicão apanhados com drogas duras no porto

Dois homens de Barcelos e um de Famalicão apanhados com drogas duras no Porto

Próximo Artigo
Histórico presidente fiúsa, em riga, na estreia do gil vicente em palcos europeus

Histórico presidente Fiúsa, em Riga, na estreia do Gil Vicente em palcos europeus

Artigos Relacionados