A CIM Cávado submeteu uma candidatura ao Programa Norte 2030 que visa a colocação de 79 ecrãs interativos que vão indicar os horários dos autocarros.
De com a CIM Cávado, a implementação desta rede de ‘displays’ conectados entre si e, por sua vez, conectados a um centro de gestão de informação da AITC, permitirá o “acesso facilitado dos passageiros às informações relativas ao serviço de transporte público, em tempo real, facilitando o acesso e celeridade das comunicações”.
Este projeto que prevê um investimento total de 474.337 euros, à taxa máxima de financiamento de 85%, será materializado na instalação de 79 ‘displays’ digitais interativos e a sua interligação com a central de gestão do sistema.
Estes displays, também conhecidos como sinalética digital interativa, serão distribuídos “uniformemente” pelo território da operação, tornando-se numa resposta “mais eficaz aquando da necessidade de ajustes, disponibilização e atualização de informação útil para os passageiros”.
“Desta forma pretende-se melhorar a confiabilidade do serviço e reforçar a confiança dos passageiros, uma vez que o aumento da confiança na fiabilidade do sistema de transportes, potencia o uso dos mesmos em detrimento de outros meios”, refere aidna.
Para o funcionamento dos painéis, recorrer-se-á a fontes de energia renováveis que, nomeadamente a solar, reforçando-se o caminho de práticas sustentáveis.
A partir destes ‘displays’, os passageiros da rede da AITC terão acesso à mais variada informação interativa e em tempo real, gerida e monitorizada através da central de gestão.
“A aposta na inovação digital na área da mobilidade traz diversos benefícios aos passageiros, não apenas porque melhora a experiência no uso dos transportes públicos, mas também porque a tecnologia permite transformar o espaço e/ou serviço num ambiente moderno e dinâmico, como é o caso dos transportes públicos”, nota a organização que agrega os municípios de Braga, Barcelos, Vila Verde, Esposende, Terras de Bouro e Amares.
O projeto será implementado em duas fases, num prazo de execução total de oito meses, e acompanhado por um respetivo plano de comunicação assente em diversas ações nas páginas web institucionais, redes sociais, bem como nos diferentes meios de comunicação regional e nacional.