Arquivo

Loja histórica de Viana do Castelo encerra após 116 anos sem nunca tirar férias

Casa Carneiro
Loja histórica de viana do castelo encerra após 116 anos sem nunca tirar férias
Foto: Casa Carneiro / Arquivo

A Casa Carneiro, histórica loja de Viana do Castelo, vai fechar portas em 31 de dezembro, após 116 anos de atividade.

Fundada em 1908 por Abílio das Dores e Amadeu Sousa Carneiro, avô e tio-avô maternos de Francisco Carneiro (Chiquinho Carneiro), “A Tentadora – Carneiro & Irmão”, como inicialmente era conhecida, transformou-se rapidamente na reconhecida Casa Carneiro, ganhando um lugar de destaque na vida da cidade.

Começou como uma referência no comércio de tecidos de lã e algodão, promovendo “novidades exclusivas” que marcaram uma época com um slogan que ficou para sempre na memória coletiva: “Quem diz Carneiro… diz lã – Quase Meio Século a Bem Servir”.

Sob a gestão de Zenaide Carneiro, o espaço transformou-se numa loja de artigos regionais e numa agência de Jogos Santa Casa Misericórdia de Lisboa, na altura com Totobola e Lotarias, mantendo-se sempre um ponto de encontro para a comunidade, especialmente durante as Festas d’Agonia, onde foi sempre um dos pontos de vendas de bilhetes da Romaria.

Posteriormente, já com “Bertinha” a gerir, a loja abraçou novos desafios, adicionando jornais, revistas, tabacaria, e diversificando ainda mais a oferta dos Jogos Santa Casa.

“Um espaço que permaneceu durante 116 anos como um porto seguro para gerações de clientes que sempre encontraram aqui um sorriso e um atendimento especial, sem nunca  tirar um dia de férias nem fechar sequer aos domingos e feriados”, lê-se na nota enviada às redações.

E acrescenta: “O encerramento da Casa Carneiro marca assim o fim de uma era, mas o legado desta casa centenária perdurará na memória da cidade e de todos os que fizeram parte desta longa jornada”.

“Casa Carneiro… a casa que dá dinheiro, despede-se, mas acredito que nunca será esquecida“, referiu a atual gerente Elisabete Mesquita, de 75 anos.

De acordo com o Jornal de Negócios, a família vai continuar como dona do edifício, onde se está a instalar um restaurante numa área contígua à loja.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Municípios do cávado planeiam colocar ecrãs digitais em 79 paragens de autocarro

Municípios do Cávado planeiam colocar ecrãs digitais em 79 paragens de autocarro

Próximo Artigo
Há 30 anos nascia o primeiro politécnico fora de uma capital de distrito. Foi em barcelos

Há 30 anos nascia o primeiro politécnico fora de uma capital de distrito. Foi em Barcelos

Artigos Relacionados