Município de Braga formalizou adesão à Rede CityMobilNet

Município de braga formalizou adesão à rede citymobilnet

O município de Braga acaba de formalizar a adesão à CityMobilNet, uma rede integrada no URBACT III, Programa Europeu de Apoio a Redes Temáticas de Cidades, lançado pela Comissão Europeia, que promove e financia a constituição de redes temáticas de cidades que trabalhem no desenvolvimento de soluções comuns para os desafios urbanos da atualidade.

A adesão foi concretizada esta segunda-feira, durante uma reunião de trabalho que contou com a presença do coordenador europeu do URBACT III, Klaus Kölinger. Na ocasião, o vereador Urbanismo, Ordenamento e Mobilidade do município de Braga, Miguel Bandeira, explicou que o encontro teve como objetivo a recolha de contributos para a construção da rede que é constituída por cidades consideradas referências no que se refere à mobilidade urbana sustentável.

“Esta rede tem por base a aprendizagem e troca de conhecimento entre as cidades participantes que, desta forma, manifestam vontade de promover um desenvolvimento inclusivo e participativo em torno da mobilidade sustentável”, referiu Miguel Bandeira, na abertura do encontro em que participaram agentes e instituições da rede local de mobilidade, nomeadamente Universidade do Minho, CIM Cávado, Transportes Urbanos de Braga, Quadrilátero Urbano, Braga Ciclável e técnicos municipais das Divisões de Planeamento, Mobilidade e Trânsito.

A rede CityMobilNet visa a elaboração de Planos de Mobilidade Sustentável um pouco por toda a Europa, com base na troca de conhecimento e experiência das cidades parceiras. O projecto divide-se por duas fases. A primeira, a decorrer até 15 de março, consiste na realização do diagnóstico e na adesão das cidades à rede. A segunda, com início previsto para o mês de julho, inclui a realização de meetings nas cidades da rede, a planificação e implementação dos Planos de Mobilidade Urbana.

A rede CityMobilNet conta já com a participação de Bielefeld (Alemanha), Székesfehervar (Hungria), Slatina (Roménia), Burgos (Espanha) e Agii Anargyri-Kamatero (Grécia). A par de Braga, a rede passará a ser constituída pelas cidades de Marselha, Marne a l’Eau (França), Gdansk (Polónia), Palermo (Itália), Valletta (Malta) e Zadar (Croácia).

O URBACT III, gerido em França pela Comissariat Général à L’Egalité des Territoires e com ponto de disseminação nacional na Direcção-Geral do Território, tem na CCDR-N o interlocutor regional para o Norte de Portugal.

Para o período 2014-2020, o URBACT III tem como objetivo melhorar a capacidade das cidades europeias na elaboração de Planos Integrados para o Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), com elevado grau de participação pública; implementar metodologias inovadoras de elaboração de estratégias para o DUS; optimizar a implementação de Planos Integrados para o DUS; e possibilitar o acesso e partilha de um conjunto de metodologias, relatórios, seminários e workshops, a autarcas e quadros técnicos das cidades europeias, com vista à optimização das políticas urbanas.

Logo facebook Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Prémio de fotojornalismo desafia estudantes a retratar um dia da vida de viana

Prémio de fotojornalismo desafia estudantes a retratar um dia da vida de Viana

Próximo Artigo
Cinco feridos em acidente com autocarro em viana do castelo

Cinco feridos em acidente com autocarro em Viana do Castelo

Artigos Relacionados