Braga
Município de Braga adere à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
Reunião de executivo
em
Por
Luís Moreira
O executivo do Município de Braga debate e vota, esta segunda-feira, uma proposta de adesão do Município de Braga à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, que é subscrita pela vice-presidente, Sameiro Araújo.
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação de municípios portugueses que tem como missão a de apoiar o desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde, assente nos princípios de equidade, solidariedade e cooperação.
A reunião pública de vereadores, que decorre esta segunda-feira, dia 18, pelas 09:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, vai, ainda, analisar uma proposta de contração de um empréstimo bancário, de cerca de 1,7 milhões, para a requalificação da Escola Secundária de Maximinos, bem como, a atribuição de subsídio destinado a Transporte Escolar de Alunos do Agrupamento de Escolas de Maximinos; contratos interadministrativos de delegação de competências e propostas de apoios financeiros a diversas entidades.
A ordem de trabalhos desta reunião, bem como a ata da reunião anterior, está disponível para download.

Leia Também
Portugal cai oito posições no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas
Bananeiro em Braga à espera de milhares na véspera de Natal
Liga Europa: FC Porto tenta passar aos 16 avos, com Braga e Sporting já apurados
Oposição “tem razão” em exigir descida do IVA na eletricidade
Oposição interna no BE chama-se ‘Convergência’ (e integra ex-deputado por Braga)
Governo lança em 2020 campanha de sensibilização que visa a informação séria
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Aproxima-se o Natal e, com ele, uma das tradições mais afamadas da cidade de Braga, comer uma banana e beber moscatel na Casa das Bananas, mais conhecida como Bananeiro.
Nos dias que antecedem o Natal, com especial incidência para a tarde/início de noite da consoada (dia 24), os bracarenes (e não só) acorrem à rua do Souto para fazer cumprir a tradição.
A adesão costuma ser tanta que cria-se uma verdadeira multidão, com largos milhares de pessoas, de copo (de plástico) numa mão e uma banana amadurecida na outra.
Manuel Jorge, o atual proprietário, não deixou morrer o hábito que já vinha do pai, Manuel Rio, fundador do atual bananeiro, criando, nos últimos anos, uma verdadeira tradição.
Braga
Vladislav Delay e Mão Morta “Redux” entre destaques do gnration, em Braga, até março
Espetáculos
em

A programação do primeiro trimestre de 2020 no espaço gnration, em Braga, vai contar com nomes como Vladislav Delay, Jana Winderen e Peter Burr, para além de um cine-concerto dos Mão Morta, em formato “Redux”.
Em comunicado hoje divulgado, o gnration anunciou que 2020 começa com a “prata da casa”, que se traduz na atuação dos bracarenses Mão Morta, no dia 17 de janeiro, a fazer a banda sonora de “A Casa na Praça Trubnaia”, de Boris Barnet, em formato reduzido com Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael e Miguel Pedro.
Também hoje, o gnration anunciou que a argentina Juana Molina vai dar um concerto em Braga, no dia 09 de abril.
No dia 25 do primeiro mês de 2020, a sala de Braga acolhe a artista norueguesa Jana Winderen, reservando-se “o destaque maior do programa” para o finlandês Sasu Ripatti, mais conhecido por Vladislav Delay, que vai atuar em quinteto com Lucio Capece (saxofone), Derek Shirley (contrabaixo), Max Loderbauer (sintetizador Buchla) e Maria Bertel (trombone).
Ao longo do primeiro trimestre, o gnration vai ainda receber The Legendary Tigerman (14 de fevereiro), Gabriel Ferrandini com o pianista alemão Alexander von Schlippenbach (06 de março), Jerusalem in My Heart e Lucrecia Dalt (14 de março), entre outros.
Em 29 de fevereiro, o ciclo de performance audiovisual Binário apresenta a performance “Membrane”, de Push 1 Stop & Wikilow, enquanto Marcel Weber “dará a conhecer uma nova instalação audiovisual resultante de residência artística no âmbito do programa Scale Travels, projeto que alia arte e nanotecnologia, desenvolvido em colaboração com o Laboratório Ibérico Internacional da Nanotecnologia”
Neste âmbito, o artista Peter Burr vai expor “Mode Confusion”, entre 17 de janeiro e 18 de abril.
Braga
Mulheres terão furtado mais de 2 mil euros em perfumes, em Braga
Uma foi detida, três fugiram
em

Uma mulher de 31 anos foi detida, numa loja em Braga, este domingo, depois de ter passado na caixa registadora com diversos perfumes, no valor de 547,50 euros, sem que os tivesse pago, anunciou hoje a Polícia de Segurança Pública (PSP).
Segundo a fonte, a detida encontrava-se na companhia de mais três suspeitas, que se colocaram em fuga. “Nessa altura, deixaram cair dois perfumes, no valor de 196,65 euros, tendo furtado mais perfumes, no valor de 1296,40 euros”, adianta a PSP.
No total, existem indícios de que as mesmas terão furtado produtos num valor superior a dois mil euros.
A mulher foi notificada para comparecer nos Serviços do Ministério Público junto do Tribunal Judicial da Comarca de Braga.
EM FOCO
ÚLTIMAS
- Portugal cai oito posições no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas
- Bananeiro em Braga à espera de milhares na véspera de Natal
- Liga Europa: FC Porto tenta passar aos 16 avos, com Braga e Sporting já apurados
- Oposição “tem razão” em exigir descida do IVA na eletricidade
- Oposição interna no BE chama-se ‘Convergência’ (e integra ex-deputado por Braga)
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho
Populares
- BragaHá 2 dias
Mais de 12 mil esgotaram concerto de Bryan Adams em Braga
- BarcelosHá 2 dias
Absolvido homem de Barcelos acusado de violação. Jovem terá inventado o caso
- GuimarãesHá 2 dias
Empresa de Guimarães investe 4 milhões e abre novo pólo com duas linhas de produção
- AtletismoHá 2 dias
Mariana Machado medalha de bronze nos Europeus de corta-mato