Seguir o O MINHO

Alto Minho

Mulher ferida durante caminhada é resgatada no monte em Cerveira

Mentrestido

em

Foto: DR

Uma mulher foi esta manhã resgatada pelos bombeiros depois de sofrer ferimentos durante uma caminhada em Vila Nova de Cerveira.


Ao que apurámos, a vítima terá torcido um pé numa zona interior da freguesia de Mentrestido, na divisa entre os concelhos de Cerveira, Ponte de Lima e Paredes de Coura.

Foi ativada uma equipa apeada dos bombeiros de Cerveira para fazer o resgate, uma vez que a ambulância não chegava ao local do acidente.

A mulher foi transportada para unidade hospitalar com ferimentos considerados ligeiros.

O alerta foi dado às 08:07.

Anúncio

Alto Minho

Monção apoiou 218 pessoas com bens alimentares só em novembro

Solidariedade

em

Foto: Divulgação / CM Monção

O Banco Local de Voluntariado de Monção apoiou 218 pessoas em situação de carência com produtos alimentares, foi hoje anunciado.

A iniciativa decorre do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, que vigora desde janeiro de 2020 e até janeiro de 2023.

Em comunicado, a autarquia refere que, em “tempo de crise pandémica”, os dias são “difíceis e complexos”, existindo necessidade de “elevar valores humanistas e altruístas”.

O grupo de voluntários daquele programa tem elaborado cabazes específicos, de acordo com a composição de cada agregado familiar, para além de realizarem o empacotamento dos produtos alimentares e respetiva entrega.

Foto: Divulgação / CM Monção

“Ontem, quarta-feira, decorreu mais uma entrega mensal. De manhã, estiveram presentes as voluntárias Maria Sidalina Vilar e Maria Elvira Balsa. À tarde, foi a vez de Debbie Toogood e Amílcar Pires”, refere a nota do município.

O programa começou por apoiar 109 pessoas, tendo sido reforçado em 50% nos meses de maio, junho e julho e, em 100%, desde o mês de agosto. Este mês, que ainda não terminou, já viu serem ajudadas 218 pessoas.

“A distribuição alimentar é uma das áreas de intervenção do Banco Local de Voluntariado de Monção, o qual abrange a realização periódica de campanhas de sensibilização e a operacionalização de programas de apoio em instituições sociais, estabelecimentos de ensino e unidades de saúde”, termina a nota.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Filme de realizadora com raízes em Viana candidato a nomeação para prémios Césares

Cinema

em

Foto: DR

O filme “Invisível Herói”, da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, é candidato a uma nomeação para os prémios Césares de 2021, anunciou a Academia Francesa de Cinema.

“Invisível Herói” está entre os 24 filmes pré-selecionados para o César de Melhor Curta-Metragem, segundo a lista de obras escolhidas por um comité da academia.

Desta pré-seleção sairão os cinco filmes nomeados naquela categoria, para a 46.ª edição dos Césares.

“Invisível Herói”, que aparenta um registo documental, mas é ficção, é protagonizado por Duarte, um homem de 50 anos, cego, que procura um amigo, Leandro, para quem compôs uma canção.

Quando o filme passou em 2019 na Semana da Crítica em Cannes, Cristèle Alves Meira contou à agência Lusa que fez esta curta-metragem por causa de Duarte Pina, um ator não profissional que conhecera quando fazia um ‘casting’ para a primeira longa-metragem de ficção.

“Queria fazer um documentário-retrato sobre ele, mas ele detesta biografias e sugeriu que introduzíssemos uma ficção. […] Estivemos a falar quase duas ou três horas, é muito curioso, gosta de teatro, de cinema, de artes, tem uma ligação intelectual muito forte”, recordou a realizadora.

A realizadora decidiu fazer uma ficção a meio caminho entre “um mundo imaginário e um mundo interior”, ancorada em coisas reais da vida de Duarte Pina, como a incapacidade visual, uma certa fragilidade física, mas também um sentido de humor e jovialidade particulares.

“Invisível Herói” teve estreia mundial em 2019 no festival IndieLisboa, e já soma vários prémios internacionais, entre os quais o de melhor filme europeu este ano no Festival de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, em França, e o de melhor curta, no passado fim de semana, no Festival Internacional de Cinema de Liubliana.

Nascida em 1983 em Montreuil, Cristèle Alves Meira vive em Paris e tem raízes portuguesas entre Viana do Castelo e Trás-os-Montes, região à qual regressa várias vezes por ano para produzir azeite.

É lá que também pretende fazer a longa-metragem “Bruxa”, embora a produção tenha sido afetada pela covid-19.

A data da cerimónia dos Césares 2021 ainda não foi divulgada pela Academia Francesa de Cinema.

Continuar a ler

Alto Minho

Aluno de Ponte de Lima ganha medalha de bronze nas Olimpíadas de Matemática

Pedro Costa

em

Foto: Divulgação / Ponte de Lima

Pedro Costa, aluno da Escola Secundária de Ponte de Lima, conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM), que se realizaram de 13 a 22 de novembro.

Em comunicado hoje enviado às redações, o município limiano “congratula-se pelo feito alcançado” pelo jovem que frequenta o 12º ano.

Este ano as OIAM foram organizadas pelo Peru e participaram representações de 23 países e territórios, num total de 84 estudantes, tendo a competição decorrido exclusivamente online, devido à pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2.

Os alunos realizaram as provas nas suas casas, através de uma sessão Zoom gerida pela organização peruana das Olimpíadas e foram sempre vigiados pelos respetivos tutores.

A participação de Portugal nas OIAM é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco e a Fundação Calouste Gulbenkian apoiam a realização das Olimpíadas.

Em comunicado, a Câmara de Ponte de Lima considera que “esta distinção traduz o reconhecimento do trabalho e da qualidade de ensino das escolas do concelho, que apesar das limitações face à pandemia da covid-19, destacam-se pela criatividade e determinação na implementação de atividades e projetos de excelência em prol dos nossos alunos”.

Continuar a ler

Populares