Seguir o O MINHO

Braga

Mulher apresenta queixa na PJ após ser apalpada no parque do Continente em Braga

Assédio

em

Uma mulher apresentou esta quarta-feira queixa na Polícia Judiciária (PJ) depois de alegadamente ter sido vítima de assédio no parque de estacionamento de uma loja Continente, em Braga.


Viviane Dias fazia uma caminhada naquele local, em Maximinos, que fica precisamente a poucos metros das instalações da PJ de Braga, quando um homem terá “apalpado o rabo”, para surpresa da mulher.

A situação foi denunciada através das redes sociais acompanhada por um vídeo onde se pode ver a mulher a questionar o homem pelo que terá feito, com este a ignorar a indignação da cidadã brasileira radicada em Braga.

A vítima manifestou surpresa por nenhuma das pessoas que estavam naquele parque de estacionamento terem ajudado a apurar responsabilidades com o homem.

“Assediador, porque fez isso comigo?”, questionava a mulher, perguntando se este não “tinha mãe”. “Você tem de estar na cadeia, seu ridículo”, acrescentou Viviane. Todas essas falas estão disponíveis no vídeo.

Anúncio

Braga

Câmara de Braga investe 67 mil euros em pessoal para unidades de apoio à covid-19

Covid-19

em

Foto: DR

A Câmara de Braga vai investir 67 mil euros em meios humanos para duas estruturas de apoio criadas no âmbito da pandemia de covid-19, uma para sem-abrigo e outra para pessoas em isolamento profilático, foi hoje anunciado.

Aquela verba será atribuída à Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, responsável pela gestão das estruturas, ao abrigo de um protocolo que será ratificado na reunião de terça-feira do executivo municipal.

Uma das estruturas será destinada aos cerca de 25 a 30 sem-abrigo sinalizados no concelho.

A outra, a funcionar num hotel no Sameiro, destina-se a pessoas em situação de isolamento profilático e pessoas infetadas sem necessidade de internamento hospitalar mas que não disponham de condições familiares e estruturais para o isolamento nas suas habitações.

Segundo o protocolo, a Cruz Vermelha assegura os recursos humanos necessários ao funcionamento das duas estruturas, desde auxiliares de ação médica e de limpeza até enfermeiros e técnicos de acompanhamento, assumindo a Câmara os respetivos encargos financeiros.

O protocolo está em vigor desde 01 de outubro e estender-se-á por cinco meses.

Além deste protocolo, o município disponibiliza ainda os equipamentos e serviços necessários para o funcionamento das estruturas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 45,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.468 pessoas dos 137.272 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Continuar a ler

Braga

PSP fiscaliza deslocações entre Braga e Vila Verde

Covid-19

em

Foto: Divulgação / PSP de Braga

O comando distrital da PSP de Braga tem em marcha a “Operação Transição Segura II”, com operações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização para garantir as regras em vigor de contenção da pandemia de covid-19 no âmbito das limitações de circulação entre concelhos

Durante esta sexta-feira, já com o despacho de Conselho de Ministro que impede deslocações entre concelhos em vigor, os elementos da PSP fiscalizaram quem se deslocava entre os concelhos de Braga e Vila Verde, junto ao Centro Comercial Nova Arcada. Há ainda registo de ações de fiscalização nos concelhos de Guimarães, Famalicão e Barcelos.

Foto: PSP de Braga

Foto: PSP de Braga

Em conferência de imprensa conjunta, realizada ontem no Ministério da Administração Interna, a PSP e a GNR avançaram que as operações têm essencialmente uma vertente de sensibilização e pedagogia, mas em caso de necessidade estas duas forças e segurança não hesitarão em “impor a lei”.

Além da fiscalização à circulação entre concelhos, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública vão também estar atentas a outras regras em vigor para conter a pandemia de covid-19, como o uso de máscara na rua e nos transportes públicos, consumo de álcool na via pública e ajuntamento de pessoas, que estão limitados a cinco pessoas.

A circulação para fora do concelho de residência vai estar limitada, entre as 00:00 de sexta-feira e as 06:00 de 03 de novembro, existindo algumas exceções.

Continuar a ler

Braga

Homem investe carro contra agente ao tentar fugir à polícia em Braga

Homem de 30 anos foi detido

em

Foto: DR / Arquivo

A PSP deteve, na quarta-feira, pelas 15:40, um homem de 30 anos por desobediência e ofensas à integridade física de elemento policial. Mandado parar, o homem recusou apresentar documentos e na tentativa de fuga investiu o carro contra um agente.

Em comunicado, a PSP explica que os agentes “deram ordem de paragem a um cidadão que circulava no Largo de Santiago”, em Braga, e, quando lhe solicitaram os documentos da viatura e do respetivo condutor, “o mesmo teve uma reação intempestiva”.

“Mediante o comportamento do suspeito, o elemento policial informou-o que se não facultasse os documentos que incorreria em crime de desobediência. O suspeito, um cidadão com 30 anos de idade, continuou a afirmar que não facultava os documentos e que iria abandonar o local”, refere o comunicado.

“Face ao exposto, foi-lhe dada voz de detenção, tendo nesse momento o suspeito acelerado o carro em direção ao elemento policial, embatendo-lhe com a traseira e de seguida subiu o passeio para tentar fugir, não tendo conseguido devido à rápida intervenção desta Polícia”, acrescenta.

O suspeito foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

Continuar a ler

Populares