Morreu Shane MacGowan, autor de uma músicas de Natal mais populares de sempre

Morreu shane macgowan, autor de uma músicas de natal mais populares de sempre
Shane MacGowan com a companheira. Foto: DR

O músico irlandês Shane MacGowan, dos The Pogues, morreu aos 65 anos, noticiou hoje a imprensa irlandesa, citando a família

Shane MacGowan estava doente há vários anos, e tinha tido alta hospitalar na semana passada, depois de ter sido diagnosticado com uma encefalite.

O músico, que nasceu no dia de Natal em 1957, ficou conhecido, sobretudo, pelos The Pogues, uma banda punk rock, com influências da música tradicional irlandesa, que cofundou nos anos 1980, e pelo tema “Fairytale of New York”, com Kirsty MacColl, votado como a canção de Natal mais popular do Reino Unido.

Os The Pogues foram formados em Londres, para onde MacGowan se tinha mudado, integrando o movimento punk que estava a emergir na cidade em finais dos anos 1970.

A presença nos The Pogues foi intermitente, até por causa dos conhecidos problemas de Shane MacGowan com álcool e drogas, mas o grupo teve o pico de sucesso entre os anos 1980 e 1990 e o músico tornou-se uma figura de culto na música irlandesa e inglesa.

A banda assinou canções como “Sally MacLennane”, “Dirty Old Town” ou “Fiesta”, vertida para português como “Festa” pelos Despe & Siga.

Shane MacGowan ainda passou por outros projetos, como The Nipple Erectors, Shane MacGowan and The Popes e o mais recente The Shane Gang.

Em 2001 publicou a autobiografia “A Drink with Shane MacGowan” (“Um copo com Shane MacGowan”, em tradução livre), coescrito com a mulher, Victoria Mary Clarke, e na qual recorda, por exemplo, os primeiros episódios de infância, em que a família lhe dava bebidas alcoólicas e o pai o levava a bares.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Combater o frio com papas de sarrabulho em vieira do minho

Combater o frio com papas de sarrabulho em Vieira do Minho

Próximo Artigo
Família de vila verde impedida de 'resgatar' corpo de jovem emigrante morto no luxemburgo

Família de Vila Verde impedida de 'resgatar' corpo de jovem emigrante morto no Luxemburgo

Artigos Relacionados