Morreu Judite Cardoso, figura maior da etnografia de Viana do Castelo

Tinha 92 anos

Morreu hoje, aos 92 anos, Judite Cardoso, “uma das figuras mais carismáticas da etnografia” de Viana do Castelo.

Em comunicado, a Câmara lamenta e apresenta as mais sentidas condolências à família e amigos.

Nascida em Perre, a 17 de fevereiro de 1929, Judite Cardoso rumou a Angola em 1961, de onde regressou em 1975. Com a ajuda do grupo de teatro existente, organizou um grupo de recolha para criar um museu polivalente, que se mantém até hoje, exposto no Centro Social e Paroquial de Perre.

Segundo o comunicado da Câmara, Judite Cardoso impulsionou o Grupo Teatral de Danças e Cantares de Perre, dando início ao que é hoje o Grupo de Danças e Cantares de Perre e é da sua iniciativa a construção de uma sede para o grupo e a recolha de informação que levaram a um melhor conhecimento do folclore do Alto Minho.

Recebeu um voto de louvor da Assembleia de Freguesia de Perre pelos serviços de promoção e representação cultural da freguesia. Foi presidente da Comissão de Honra das Festas d’Agonia em 2015 e recebeu o galardão de cidadã de mérito em 2016 pelo seu papel de destaque na cultura popular etnografia vianense.

O funeral de Judite Carodoso está marcado para esta sexta-feira, às 10:30, na Igreja Paroquial de Perre, sendo de seguida sepultada no cemitério local.

O corpo está em câmara ardente, a partir das 15:30 desta quinta-feira, na Capela da Senhora das Dores, em Perre.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x