Moreirense desperdiça vantagem e perde no Dragão

3-1
Foto: Moreirense FC

O Moreirense esteve a vencer por 1-0 no Estádio do Dragão, esta sexta-feira, mas acabou por conceder a reviravolta e perder por 3-1, no jogo de arranque da 32.ª jornada.

Yan Lincoln adiantou o Moreirense, aos 30 minutos, mas o FC Porto empataria ainda antes do intervalo, por Francisco Moura, aos 40, logrando a reviravolta no marcador no segundo tempo, com um ‘bis’ de Samu.

O avançado espanhol marcou aos 70 minutos, na transformação de uma grande penalidade, e aos 77, fixando o resultado final e confirmando o merecido triunfo dos portistas, num jogo que valeu sobretudo pelos golos.

Com este triunfo, o FC Porto subiu provisoriamente ao terceiro lugar, com 63 pontos, mais um do que o SC Braga, que só joga no sábado, enquanto o Moreirense continua com 36 e mantém por agora o 10.º posto.

O FC Porto, com Nehuén Pérex e Samu de regresso ao ‘onze’, instalou-se no meio-campo do Moreirense desde o apito inicial, mas o ritmo baixo imposto por Eustáquio, hoje mais subido, e Fábio Vieira, os primeiros responsáveis por dar saída ao jogo portista, e o excesso de lateralizações deixou os forasteiros confortáveis.

A estrutura defensiva da formação vimaranense contou com o reforço do extremo espanhol Teguia no lado direito, numa linha de cinco unidades que ia controlando as tímidas ações dos locais, num registo sem balizas e que chegou a motivar assobios da exigente massa adepta presente no Dragão, hoje com as bancadas menos preenchidas.

O pontapé na monotonia pertenceu ao inevitável Rodrigo Mora, aos 30 minutos, num remate que ainda ‘beijou’ o poste da baliza de Caio Secco, na sequência de um canto e de uma intervenção feliz de João Mário.

Na resposta, o Moreirense, que só por uma vez tinha passado o meio campo com bola, adiantou-se por Yan Lincoln, com um remate cruzado da direita, depois de tirar Nehúen Pérez da frente, num lance iniciado no guarda-redes, com várias trocas de bola e último passe de Alanzinho.

O Moreirense não teve, no entanto, muito tempo para capitalizar a vantagem, a primeira no histórico de confrontos no Dragão, porque Francisco Moura, aos 40, empatou, de cabeça, correspondendo a um cruzamento de Fábio Vieira, em lance contestado pelos cónegos.

O jogo animou e em dois momentos o Moreirense podia ter passado de novo para a frente, mas Cláudio Ramos, aos 43 e 45 minutos, evitou nova desvantagem, contando num dos lances com a preciosa intervenção de João Mário.

Os portistas regressaram do balneário mais expeditos a trocar a bola e viram a vida facilitada quando Gustavo Correia assinalou grande penalidade, por alegada mão na bola de Maracás, aos 68 minutos, com Samu a converter o respetivo castigo máximo.

O lateral Frimpong, logo a seguir, subiu no terreno e ainda dispôs de uma oportunidade para chegar ao empate, numa aproximação que o Moreirense não repetiria até ao final, claramente abatido pelo terceiro tento portista, aos 79 minutos, anotado por Samu, após trabalho de Mora.

Caio Secco lesionou-se nos instantes finais e deixou a equipa do Moreirense reduzida a 10 elementos, sendo substituído na baliza pelo avançado Asué.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto – Moreirense, 1-1.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores

0-1, Yan Lincon, 31 minutos.

1-1, Francisco Moura, 40.

2-1, Samu, 70 (grande penalidade).

3-1, Samu, 79.

Equipas

– FC Porto: Cláudio Ramos, Nehuén Pérez (Tomás Pérez, 64), Zé Pedro, Iván Marcano, João Mário, Stephen Eustáquio (Martim Fernandes, 77), Fábio Vieira (André Franco, 86), Francisco Moura, Pepe (Gonçalo Borges, 64), Samu (Danny Namaso, 86) e Rodrigo Mora.

(Suplentes: Samuel Portugal, Martim Fernandes, Otávio, Zaidu, Tomás Pérez, André Franco, Gonçalo Borges, Danny Namaso e Deniz Gül).

Treinador: Martín Anselmi.

– Moreirense: Caio Secco, Dinis Pinto, Marcelo, Maracás, Frimpong, Sidnei Tavares (Pedro Santos, 65), Ivo Rodrigues (Afonso Assis, 77), Cédric Teguia, Alanzinho (Luís Asué, 85), Joel Jorquera (Antonisse, 65) e Yan Lincon (Guilherme Schettine, 65).

(Suplentes: Kewin Silva, Gilberto Batista, Michel, Leonardo Buta, Afonso Assis, Pedro Santos, Guilherme Schettine, Luís Asué e Antonisse).

Treinador: Cristiano Bacci (substituído no banco por Gilberto Andrade, devido a problemas de saúde).

Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ivo Rodrigues (23), Pepê (33), Dinis Pinto (36), Stephen Eustáquio (42), Maracás (70) e Danny Namaso (90+1).

Assistência: 27.374 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados