Moradores de Arcozelo, Ponte de Lima, em protesto, plantaram couves no passeio da Via São Gonçalo, na Estrada Nacional 202, que está “há sete meses” por arranjar após a Águas do Alto Minho (AdAM) ali ter realizado obras. A empresa promete que, se o tempo permitir, a pavimentação será realizada na próxima semana.
Fartos do estado do passeio que, ao longo da Via de São Gonçalo, leva os peões a seguirem pela estrada, moradores decidiram lá plantar couves, no último fim de semana, como forma de chamar a atenção para o problema e pedir a sua urgente resolução.
“Como não temos terrenos plantámos ali as couves para o Natal”, ironiza um dos moradores afetados, que preferiu não ser identificado.
Contactado por O MINHO, o presidente da Junta de Arcozelo, Acácio Fernandes, confirma que está a par do caso: “Os moradores já me ligaram várias vezes e não vou dizer que não têm razão, porque têm, só que aquilo é uma obra da AdAM e que está dividida em duas fases: uma delas foi a colocação da tubagem nova e a segunda foi entregue, há três semanas, à mesma firma que fez a primeira fase da obra, a Boaventura & Boaventura, de Barroselas [Viana do Castelo]”.
O autarca acrescenta que o empreiteiro lhe explicou que estava a arranjar pessoal – tarefa dificultada pela escassez de mão de obra no setor – para arrancar com a segunda fase da obra. Acácio Fernandes realça ainda que já deu toda essa informação aos moradores.
Confrontada por O MINHO, a AdAM adianta que “a pavimentação será realizada na próxima semana, caso as condições climatéricas não sejam extremadas como se tem verificado durante esta semana e anterior, pois o plano de sinalização foi já aprovado pela Infraestruturas de Portugal”.