Mondim de Basto quer reduzir IMI para todas as famílias do concelho

Mondim de basto quer reduzir imi para todas as famílias do concelho

A Câmara de Mondim de Basto quer reduzir o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para todas as famílias, recusando aplicar o IMI familiar que beneficiaria apenas os que têm filhos, ou seja, 33% dos agregados do concelho.

O executivo de Mondim de Basto, aprovou uma redução da taxa de IMI de 0,32 para 0,31%, uma medida que vai agora à aprovação pela Assembleia Municipal.

O presidente do município, o socialista Humberto Cerqueira, salientou que esta proposta “vai atenuar o esforço financeiro de todas as famílias do concelho em 2016”.

“A aplicação do IMI familiar não se traduz em igualdade e inclusão social, uma vez que apenas 33% das famílias existentes no concelho beneficiariam desta redução, esta taxa abrangeria apenas 16% do património tributável e não traria qualquer benefício adicional para as famílias carenciadas, já que os valores do seu IRS as isentam do pagamento de IMI”, afirmou o autarca.

O presidente frisou que, nos últimos quatro anos, a “câmara reduziu a taxa de IMI em 20%”.

Por exemplo, segundo o autarca, uma família de Mondim de Basto, com dois filhos menores e proprietária de um apartamento com o valor de 100 mil euros, poupou 80 euros por ano na taxa de IMI.

“No total, a autarquia abdica de cerca de 300 mil euros anuais face ao valor que poderia arrecadar se fixasse esta taxa no valor máximo de 0,5%”, frisou Humberto Cerqueira.

 

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
João sousa triste por perder final, lamenta oportunidades desperdiçadas

João Sousa triste por perder final, lamenta oportunidades desperdiçadas

Próximo Artigo
Empresa de daniel campelo ganha prémio intermarché produção nacional

Empresa de Daniel Campelo ganha Prémio Intermarché Produção Nacional

Artigos Relacionados