Ministro anuncia nova ETAR em Braga junto ao rio Este

Ambiente

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, anunciou hoje, em Braga, o lançamento de um concurso “absolutamente pioneiro em Portugal” para reutilização das águas residuais tratadas.

Em declarações aos jornalistas, Matos Fernandes sublinhou ser “absolutamente fundamental” que o país seja capaz de reutilizar o esgoto tratado.

“O esgoto tratado é água para um conjunto vastíssimo de aplicações”, referiu o ministro, apontando, como exemplos, a lavagem de autocarros ou a rega de jardins e de culturas permanentes.

Hoje mesmo, foi lançado um concurso, no valor de seis milhões de euros, para reutilização de águas residuais.

“Nós podemos produzir eletricidade a partir de fontes renováveis, sem causar qualquer mal ao planeta, mas não conseguimos produzir água, a água que temos hoje é a água que tínhamos quando a terra foi terra”, acrescentou o ministro.

Anunciou ainda o lançamento de um outro aviso, no valor de nove milhões de euros, para a construção de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR) em Braga, que se traduzirá num investimento total de 21 milhões.

“As 50 maiores ETAR do país, e esta que vai ser feita é uma delas, têm uma enorme capacidade de tratamento”, enfatizou.

Em comunicado, a AGERE explica que o principal objetivo desta nova ETAR de Vale de Este, será retirar o sobrecarregamento da atual ETAR de Frossos e drenar para uma outra bacia, a bacia hidrográfica do rio Ave, eliminando “as atuais descargas indevidas”.

“Com esta nova ETAR serão obtidos elevados benefícios ambientais e de saúde pública, permitindo não só tratar convenientemente as águas residuais do Sistema Cidade de Braga, com um importante impacto no sistema sensível onde se encontra, mas também permitir dividir a descarga de caudais entre as 2 bacias hidrográficas (Cávado e Ave) com inevitáveis benefícios ambientais”, escreve a AGERE.

Não foi ainda anunciado o local na nova ETAR mas O MINHO sabe que Celeirós será a aposta da empresa de tratamento de águas residuais.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Vítor Oliveira sente Gil Vicente "em crescendo de forma" na luta pela manutenção

Próximo Artigo

Autoridades resgatam vítima ferida após queda em cascata no Gerês

Artigos Relacionados
x