A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, inaugurou hoje a VII edição da Festa do Espumante de Melgaço.
O certame reúne, até domingo, uma grande montra de espumantes de Alvarinho, com 15 produtores da sub-região de Monção e Melgaço, a saber: Alvaianas, Casa de Canhotos, Cortinha Velha, Dom Ponciano, Dom Salvador, Provam, Quinta das Pereirinhas – Foral de Monção, Quinta de Alderiz, Quinta de Soalheiro, Quinta do Mascanho, Quinta do Regueiro, Quintas de Melgaço, Reguengo de Melgaço, Terras de Real e Valados de Melgaço.

Estão ainda sete produtores de gastronomia local, a saber: Mel do Zé – Artesanali´s, Melgaço em Sabores, O Casal, Pastelaria Broa de Mel, Prados de Melgaço – queijaria, Prendokas, Roscas de Melgaço e ainda o restaurante Tasquinha Castreja.

É possível encontrar produtos regionais (fumeiro, queijos, mel, doçaria tradicional, entre outros), provas comentadas que exploram a versatilidade gastronómica dos espumantes de Alvarinho, sessões conduzidas pelo sommelier e wine educator da Revista de Vinhos, Manuel Moreira; sessões de showcooking por conceituados chefes – Luis Américo e Vitor Matos – que levarão propostas culinárias que terão por base alguns dos ingredientes mais famosos da sub-região; e ainda um espaço de restauração com propostas gastronómicas típicas.

As noites serão preenchidas com animação musical: música ao vivo e atuações de DJ’s (sexta-feira: Rui Afonso, DJ Tata; sábado: Bruno Pereira, Andréa Domingues e Roberto Martins, e o DJ Pedro Simões – RFM).

➡ A entrada é livre e, de forma a garantir todas as condições de segurança em virtude da atual situação pandémica, será exigido certificado de vacinação ou teste negativo covid-19.