Melgaço: Escola Superior de Desporto e Lazer celebrou 14 anos

IPVC
Melgaço: escola superior de desporto e lazer celebrou 14 anos

 A Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) celebrou o seu 14.ª aniversário com “foco na excelência, sustentabilidade e novos desafios académicos”.

Em dia de aniversário, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, destacou a avaliação de “Muito Bom” atribuída pela FCT a três centros de investigação com participação do IPVC, destacando o SPRINT, como um passo decisivo rumo ao estatuto de universidade politécnica.

No aniversário da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC), o diretor Pedro Bezerra sublinhou a acreditação máxima de todos os cursos, o lançamento de uma nova licenciatura e o reconhecimento crescente da Escola na região e além-fronteiras.

Sustentabilidade, novas infraestruturas e um forte espírito de comunidade marcaram também a celebração dos 14 anos da instituição sediada em Melgaço e que foi a primeira a implementar ainda de forma experimental a semana de quatro dias.

“Este foi um dos anos mais profícuos da história da nossa Escola”. Foi desta forma que o diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, Pedro Bezerra, começou a cerimónia comemorativa do 14.º aniversário da instituição sediada em Melgaço.

Entre os marcos alcançados, destacou a acreditação pelo tempo máximo (seis anos) de todos os cursos da Escola por parte da A3ES, a consolidação do corpo docente e o lançamento de uma nova licenciatura, já com arranque previsto para setembro: Animação Desportiva e Turismo Ativo, que “vem complementar a oferta formativa da ESDL e responder à procura crescente do setor”.

Quatorze anos de crescimento, reconhecimento e consolidação

A Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC é “cada vez mais uma Escola virada para o exterior”, afirmou Pedro Bezerra. E continuou: “Somos procurados por escolas secundárias portuguesas e espanholas e o impacto que temos na região é prova disso. A nossa academia está implementada no território, no país e cada vez mais ligada ao mundo”, afirmou o diretor.

SPRINT: excelência científica e ambição para o futuro

Um dos pontos altos da sessão foi a valorização da unidade de investigação SPRINT – Center in Sport, Physical Activity, and Health, que obteve recentemente a classificação de “Muito Bom” na avaliação feita pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Nascido no seio do Politécnico de Viana do Castelo, o SPRINT é hoje um consórcio nacional com instituições de todo o país e dá, com a avaliação pela FCP, um passo decisivo rumo à oferta de doutoramentos na área das Ciências do Desporto.

“Esta avaliação representa um momento marcante. Mas coloca-nos perante dois grandes desafios: garantir a continuidade e qualidade da investigação e dar o salto para os doutoramentos”, defendeu Pedro Bezerra.

A presidir a cerimónia de aniversário, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, reforçou a relevância deste reconhecimento, integrando o SPRINT numa estratégia mais ampla de consolidação científica da instituição: “O IPVC participa hoje em três unidades de investigação classificadas como ‘Muito Bom’ – nas áreas do Desporto, do Design (CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design) e da Educação (inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação). São passos sólidos que reforçam a nossa ambição de sermos uma universidade politécnica. Quanto melhor for a investigação, melhor será a formação que oferecemos.”

Comunidade, sustentabilidade e ligação ao território

Ao longo da sessão foram ainda destacados a criação de um novo espaço social de convívio, e a implementação, pela primeira vez, da semana de quatro dias, medida que a escola pretende dar continuidade.

Em resposta ao repto do projeto NUTRIR-IPVC, a ESDL-IPVC criou também um prado nos jardins da Escola, substituindo a tradicional relva e promovendo a polinização e os ecossistemas naturais. O próximo passo, revelou Pedro Bezerra, será a instalação de um poiso para aves de rapina, aprofundando o compromisso com a sustentabilidade.

Parcerias e comunidade como alicerces do crescimento

A requalificação da Pousada e a construção da residência do Prado, criada em parceria com o Município de Melgaço, foram também apontadas como medidas fundamentais para melhorar as condições de acolhimento e apoio aos estudantes.

Da Câmara Municipal de Melgaço, a vereadora Fátima Sousa reforçou o orgulho do município na trajetória da ESDL: “É um orgulho ver o percurso desta Escola, física e qualitativamente. A crescente preferência das escolas da região, e mesmo de Espanha, demonstra o seu reconhecimento.”

Por fim, o presidente da Associação Académica da ESDL-IPVC, José Vasco, referiu-se à Escola como uma referência na promoção do desporto e da cultura: “Aqui, a integração começa no primeiro dia. Esta é uma Escola e uma família. A articulação entre a associação e a direção tem sido fundamental para criar um ambiente de pertença.”

Compromisso com a excelência continua

O dia de aniversário contou, ainda, com a conferência “Caminhos para a Excelência Desportiva: o caso do Andebol e Voleibol” e, a encerrar o dia, o II Sarau Desportivo Jorge Dantas, marcado para ter início às 21h30. Trata-se de um momento de homenagem ao antigo docente, celebrando o talento e a diversidade desportiva dos estudantes da ESDL-IPVC.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Hospital de braga paga meio milhão por 20 camas na misericórdia de vila verde

Hospital de Braga paga meio milhão por 20 camas na Misericórdia de Vila Verde

Próximo Artigo
Guimarães: hugo soares quer "valorizar" reformas e pensões

Guimarães: Hugo Soares quer "valorizar" reformas e pensões

Artigos Relacionados