Ministério Público pede levantamento de imunidade de deputado de Barcelos por suspeitas de corrupção

Foto: Pedro Gonçalo Costa / O MINHO / Arquivo

O Ministério Público (MP) pediu o levantamento de imunidade de Carlos Eduardo Reis, deputado à Assembleia da República pelo PSD e vereador na Câmara de Barcelos, no âmbito do processo Tutti Frutti, a fim de o constituir arguido e recolher declarações.

O mesmo aconteceu com outros dois deputados do PSD, Luís Newton e Margarida Saavedra

De acordo com o despacho do Tribunal Central de Instrução Criminal, avançado hoje à noite pela CNN Portugal e ao qual a Lusa teve também acesso, o MP considera que Carlos Eduardo Reis, filho do antigo presidente da Câmara de Barcelos Fernando Reis, está fortemente indiciado por corrupção ativa, prevaricação e tráfico de influência.

Na Câmara de Barcelos, Carlos Eduardo Reis tem os pelouros do Planeamento e Gestão Urbanística, Fiscalização e Contraordenações.

Já sobre Luís Newton recaem fortes indícios de corrupção passiva e prevaricação, enquanto Margarida Saavedra está fortemente indiciada por burla qualificada, segundo o despacho.

Os três deputados sociais democratas tomaram posse no dia 26 de março, na sequência das últimas eleições legislativas, e os pedidos de levantamento de imunidade terão agora de ser apreciados pela Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados.

A operação batizada de “Tutti Frutti” investiga desde 2018 alegados favorecimentos a militantes do PS e do PSD, através de avenças e contratos públicos, estando em causa suspeitas de corrupção passiva, tráfico de influência, participação económica em negócio e financiamento proibido.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Mulher em fúria atira pelo ar cadeiras de esplanada no centro de Braga

Próximo Artigo

Amnistia destaca violência de género e contra migrantes e habitação em Portugal

Artigos Relacionados
x