Ministério Público investiga morte de grávida e bebé em Guimarães

Vânia Alves. Foto: DR

O Ministério Público (MP) está a investigar as circunstâncias em que uma grávida e o seu bebé morreram, após terem sido assistidos no Hospital de Guimarães, anunciou hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR).

“Confirma-se a existência de inquérito. O mesmo corre termos no Ministério Público de Guimarães”, refere a PGR, em resposta enviada à agência Lusa.

Na quarta-feira, também a Entidade Reguladora e a Inspeção das Atividades em Saúde anunciaram a abertura de processos de avaliação e de inquérito, respetivamente, à morte da grávida e do bebé.

“A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e a Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS) após terem tido conhecimento do falecimento de uma grávida e do seu bebé, assistidos no Hospital Senhora da Oliveira, E.P.E. (Guimarães), decidiram, no quadro das suas competências legais, instaurar, respetivamente, um processo de avaliação e um processo de inquérito que permitam o cabal esclarecimento desta situação”, referiram estas entidades, em comunicado enviado à Lusa.

Como O MINHO noticiou esta manhã em primeira mão, a jovem de 26 anos, grávida e em fase final de gestação, morreu subitamente na segunda-feira, em Guimarães, apesar de ainda ter sido transportada para o hospital, onde chegou já sem vida.

Ao que O MINHO apurou, a jovem, no dia anterior, um domingo, deslocou-se ao hospital por não se sentir bem, mas os exames não mostraram nada de anormal e acabou por regressar a casa, falecendo no dia seguinte, juntamente com o bebé em gestação. 

O MINHO contactou o Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, que está “solidário com a família neste momento difícil” e “lamenta a sua perda”, assegurando que “todo o protocolo clínico foi conduzido, desde o primeiro momento, conforme os procedimentos exigidos nestas situações”. 

Segundo nota oficial da unidade hospitalar, “tratava-se de uma utente com comorbilidades, tendo chegado a este hospital já sem vida”. 

Sobre as causas que levaram à morte de Vânia, que ainda não são certas, será necessário aguardar o resultado da autópsia realizada hoje no gabinete médico-legal de Guimarães. 

O corpo de Vânia Sofia Ribeiro Alves será velado a partir das 18:00 horas desta quarta-feira, na Capela Mortuária de Corvite, em Guimarães, onde residia. 

Deixa viúvo Tiago Mendes Alves. Este iria ser o primeiro filho do casal. 

O funeral está marcado para as 11:00 de quinta-feira, na Igreja paroquial de Corvite.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados