O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou o aviso amarelo devido ao tempo quente até ao final do dia de domingo, nos distritos de Braga e Viana do Castelo.
Assim, o aviso meteorológico vai vigorar entre as 09:00 de sábado e as 17:00 de domingo, devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima, em especial no interior do distrito”.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
No sábado e domingo, Braga vai atingir os 35 e 37ºC de temperatura máxima, respetivamente.
O concelho mais quente no Minho será Cabeceiras de Basto, estando previsto atingir 40ºC no domingo e segunda-feira. O IPMA prevê ainda a ocorrência trovoada na tarde de domingo para este concelho do interior da região.
Já a cidade de Viana do Castelo, habitualmente mais fresca por ser no litoral, não vai além dos 28ºC no fim de semana.
Possível onda de calor e aumento do risco de incêndio
Em declarações à Lusa, a meteorologista Ângela Lourenço destacou que estas condições meteorológicas com tempo mais quente e seco e acompanhado pontualmente de vento mais forte vão agravar o perigo de incêndio rural.
“Vamos ter dias e noites muito quentes a abranger quase todo o território no sábado e no domingo, havendo a possibilidade de o início da semana continuar quente. Do ponto de vista formal possivelmente vai haver aqui um episódio que pode configurar uma onda de calor”, disse.