Hospital de Barcelos substitui equipamentos “obsoletos” por “tecnologia de ponta” com fundos do PRR

Investimento de 1 milhão de euros
Hospital de barcelos substitui equipamentos "obsoletos" por "tecnologia de ponta" com fundos do prr
Foto: ULSBE

A Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE) recebeu um financiamento de 1,02 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para “modernizar serviços, renovar equipamentos e melhorar as condições de internamento”.

De acordo com a ULSBE, este financiamento destinou-se a substituir equipamento hospitalar “obsoleto” por “tecnologia de ponta”.

“Na identificação das necessidades foi considerada ainda a possibilidade de transferir os equipamentos a adquirir para o novo Hospital de Barcelos”, referiu a instituição.

A área de abrangência da ULSBE é de cerca de 160.000 pessoas, que passam a beneficiar de diagnósticos “mais rápidos, menor necessidade de deslocações para outras unidades, maior conforto durante o internamento e melhor acompanhamento no domicílio”.

As principais áreas de aplicação incluem cerca de 445 mil euros para novos equipamentos de diagnóstico, como um Raio X digital de suspensão de teto, que conclui o processo de renovação integral dos equipamentos de Raio X do Serviço de Urgência, um mamógrafo digital e ecógrafos, incluindo modelos portáteis.

Está ainda prevista a aquisição de equipamento específico para o bloco operatório, como bisturis elétricos e pendentes, a renovação do parque de camas elétricas para internamento, além de equipamentos para Urologia e Otorrinolaringologia, respondendo às necessidades identificadas pelas equipas clínicas.

Na vertente da “eficiência e sustentabilidade” dos recursos, está prevista a aquisição de um dispensador automático de medicamentos para o Serviço de Urgência, permitindo reforçar a segurança do doente, libertar os profissionais de saúde para que “possam dedicar mais tempo à atividade assistencial, bem como introduz maior eficiência, alicerçada na rastreabilidade dos medicamentos, controlo rigoroso de stocks, evitando perdas financeiras e facilitando auditorias”.

No âmbito da “mobilidade verde”, o projeto contempla a aquisição de três viaturas elétricas, destinadas às equipas de hospitalização domiciliária, cuidados paliativos e telemonitorização, reafirmando a estratégia da ULSBE com a redução da pegada carbónica e a sustentabilidade ambiental.

Está também previsto um investimento de 80 mil euros para a instalação de um sistema automático de deteção e extinção de incêndios, “reforçando a segurança de utentes, profissionais e infraestruturas”.

“Este investimento foi definido com base numa análise cuidada das necessidades tecnológicas e logísticas da ULSBE, permitindo modernizar recursos, melhorar o internamento e reforçar a intervenção das equipas no terreno, garantindo melhores cuidados de saúde à população. Enquadra-se na missão da ULSBE de ser ‘uma ULS de Pessoas, com Pessoas e para Pessoas’, plenamente alinhada com os princípios de sustentabilidade, modernização e inovação do PRR e com as metas estabelecidas na Estratégia Portugal 2030”, conclui a nota.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Bombeiros sapadores de braga promovidos a batalhão

Bombeiros Sapadores de Braga promovidos a Batalhão

Próximo Artigo
Esposende: morreu ex-gerente do biba ofir

Esposende: Morreu ex-gerente do Biba Ofir

Artigos Relacionados