Minho em alerta vermelho devido à agitação marítima. Ondas podem chegar aos 15 metros

Distritos de Viana e Braga
Minho em alerta vermelho devido à agitação marítima. Ondas podem chegar aos 15 metros
Imagem ilustrativa

Viana do Castelo e Braga, no Minho, e outros quatro distritos do país vão estar sob aviso vermelho a partir das 12:00 de quinta-feira e até à madrugada de sexta-feira devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, para além dos dois distritos da região do Minho, Porto, Leiria, Aveiro e Coimbra vão estar sob aviso vermelho, prevendo-se ondas de noroeste com sete a oito metros, podendo atingir 15 metros de altura máxima.

A partir das 06:00 de quinta-feira estes seis distritos já estarão sob aviso laranja, devido à previsão de ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

O distrito de Lisboa estará sob aviso laranja a partir das 06:00 de quinta-feira, até às 12:00 de quinta-feira, também devido à agitação marítima, com ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

Os distritos de Faro, Setúbal e Beja estarão igualmente sob aviso laranja, prevendo-se ondas entre os cinco e os seis metros, podendo atingir 12 metros de altura máxima.

Na quarta-feira de manhã, o IPMA já tinha alertado para uma descida acentuada das temperaturas máximas a partir de quinta-feira, devido a uma massa de ar muito frio, ar polar, proveniente da Irlanda.

Em declarações à Lusa, a meteorologista do IPMA Ângela Lourenço adiantou que se prevê uma descida de oito graus Celsius das temperaturas máximas.

“Estes valores baixos vão manter-se sexta-feira e sábado, e no domingo espera-se uma subida da temperatura”, disse, acrescentando que, na quinta-feira, “a descida da temperatura não será só acentuada, mas também acompanhada de vento forte”.

Segundo a especialista, está prevista uma descida da ordem dos oito graus nas temperaturas máximas e dois a quatro graus nas mínimas.

“Estamos a falar de máximas da ordem dos 13 a 16 graus no litoral e cinco a sete graus no interior. O valor mais baixo será na Serra da Estrela e em Bragança”, referiu.

O IPMA emitiu também avisos amarelos por causa do vento que irá “atingir principalmente as terras altas do litoral norte e centro com rajadas de 80 a 110 quilómetros por hora na região da Serra da Estrela” e “aviso amarelo de queda de neve nas terras do interior norte e centro, em cotas acima dos mil metros”, acrescentou.

A neve, segundo o IPMA, deverá cair nas serras do Gerês, Montemuro, Montesinho, Marão e Estrela.

Barras fechadas e condicionadas

Sete barras marítimas estão hoje fechadas à navegação por causa do estado do mar e outras tantas estão condicionadas, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Em causa estão as barras de Aveiro, Caminha, Esposende, Vila Praia de âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e da Ericeira.

De acordo com a AMN, cinco barras do continente (Viana do Castelo, Douro, Figueira da Foz, S. Martinho do Porto e Lagos) e duas na ilha das Flores, grupo ocidental dos Açores, (barra de Santa Cruz das Flores e Lage das Flores) estão hoje condicionadas.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
18 bombeiros combateram incêndio numa quinta em braga

18 bombeiros combateram incêndio numa quinta em Braga

Próximo Artigo
Marcelo discursa hoje perante academia francesa em paris

Marcelo discursa hoje perante Academia Francesa em Paris

Artigos Relacionados