Minho recebe maior concurso europeu para jovens chefes de cozinha

Young Chef Awards
Minho recebe maior concurso europeu para jovens chefes de cozinha

O congresso internacional de jovens chefes realiza-se em 2020, pela primeira vez, em Portugal, e logo na região do Minho, anunciou esta quinta-feira a organização do evento.

O European Young Chef Awards (EYCA), que decorreu este ano em Rhodes, na Grécia, virá assim para a região minhota, não se sabendo ainda qual a cidade ou vila que o irá acolher.

O anúncio foi feito pelo presidente do International Institute of Gastronomy, Art and Tourism(IGCAT), Diane Dodd, destacando a “riqueza e diversidade” da gastronomia minhota para comprovar a escolha. Diane Dodd destacou ainda a capacidade minhota de  “adaptar as receitas tradicionais em pratos inovadores”.

Este concurso incentiva os jovens chefes de cozinha a apresentarem receitas tradicionais dos locais de onde vêm, com ingredientes locais e saudáveis, apoiando-se em agricultores e produtores da região onde vivem.

O evento incentiva os jovens chefes a apresentar as receitas tradicionais e inovar os pratos das regiões apenas com ingredientes locais de cada país. Cada participante tem que escolher uma receita familiar e usar apenas alimentos locais e saudáveis, apoiando-se em agricultores e produtores locais das suas regiões.

“É [Minho] uma das regiões mais tradicionais da Europa. Ao mesmo tempo, inspira estes jovens chefes a criarem novas interpretações das suas receitas, com os bons produtos, a variedade de vegetais, os animais que têm. Queremos mostrar e celebrar isso. O EYCA será uma oportunidade para manter a cultura minhota viva”, referiu a presidente do IGCAT.

O evento irá decorrer no final de 2020 no Minho e organização será da responsabilidade do Consórcio Minho Inovação – que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave.

“É com muito orgulho que vamos receber em 2020 o evento que preserva a gastronomia tradicional europeia. Somos uma região com raízes muito fortes e acho que isso pesou na decisão do IGCAT”, referiu Joana Peixoto, do Consórcio Minho Inovação.

“É a primeira vez que o nosso país recebe o evento desta importância. O Minho é sabor, é alma, é rústico, mas com pleno sabor. Queremos mostrar uma região autêntica mas também vanguardista”, acrescenta Rafael Oliveira, também elemento da organização.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Referendo sobre estádio municipal de braga apontado ao primeiro trimestre de 2020

Referendo sobre Estádio Municipal de Braga apontado ao primeiro trimestre de 2020

Próximo Artigo
Designer recupera uso do fato de noiva do traje à vianesa nos casamentos

Designer recupera uso do fato de noiva do traje à Vianesa nos casamentos

Artigos Relacionados