Não é novidade – e não significa um dilúvio de Noé -, mas é de notar. Os próximos sete dias trazem acumulação de água para a região do Minho com abundância ao nível dos locais mais chuvosos do globo, com os modelos meteorológicos a apontarem o Parque Nacional da Peneda-Gerês como o local mais chuvoso de toda a Europa.
O modelo de previsão europeu, utilizado pelas principais agências de meteorologia (ECMWF), prevê um acumulado de mais de 230 litros de chuva por metro quadrado entre hoje e o próximo sábado, apontando o interior minhoto, sobretudo o Alto Minho, como o local mais molhado da Europa.
Como O MINHO noticiou, os distritos de Braga e de Viana do Castelo já se encontram sob aviso amarelo desde as 06:00 horas deste domingo, por causa da chuva forte e possibilidade de granizo e trovoada. O aviso dura até à meia-noite.
Durante a semana
A chuva deverá dar tréguas na madrugada de terça-feira, mas regressa pela manhã do mesmo dia. Espera-se ainda que quarta-feira seja um dia de chuva intensa, sobretudo entre o início da manhã e meio da tarde, que deverá motivar novo aviso meteorológico por parte do IPMA.
A chuva volta a dar tréguas ao início da noite de quinta-feira e na madrugada de sexta-feira, voltando a chover durante esse dia, e também no sábado, possivelmente apenas até início da tarde.
Depois são esperados vários dias de sol na região.
Este domingo
Para este domingo, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para toda a região Norte é esperado céu muito nublado com “períodos de chuva, por vezes forte, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir da tarde, que poderão ser por vezes fortes, e no final do dia, ocasionalmente sob a forma de granizo”.
Há ainda possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela no final do dia.
O IPMA avisa que estão também reunidas “condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
O vento soprará moderado (20 a 30 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral, com rajadas até 90 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 100 km/h, rodando para o quadrante oeste no final do dia.
É ainda esperada uma pequena subida da temperatura mínima.