Seguir o O MINHO

Barcelos

Miguel Fernandes: CR7 da dança é de Barcelos, estuda no Porto e ‘joga’ por escola de Lisboa

Barcelense é, há dez anos consecutivos, campeão nacional na modalidade de latinas

em

Foto: Facebook de Miguel Fernandes

Miguel Fernandes é de Barcelos, estuda no Porto e dança por uma escola de Lisboa. Há 10 anos consecutivos que é campeão nacional de dança desportiva na modalidade de latinas. Este fim-de semana com o par, Patrícia Carmo, revalidou o título que espera manter por mais 15 anos.

“Gostava de ser o Cristiano Ronaldo da dança”, diz em conversa com O MINHO.

Os pais dançavam, socialmente, lá para os lados de Rio Côvo (Santa Eugénia), em Barcelos e Miguel para não ficar em casa ia com eles. “No início não gostava nada daquilo”, confessa. Foi ao assistir a uma competição que decidiu embarcar nesta aventura. Ainda não tinha 10 anos.

A verdade é que pouco depois já entrava no Campeonato Nacional e conquistava o primeiro título que mantém há uma década.

Estuda na Faculdade de Engenheiro do Porto e a ‘partenaire’ atual no Instituto Politécnico, por isso, as dez horas de treino por semana são feitas pela cidade invicta.

“Grande parte da vida académica é inexistente mas faço aquilo que gosto e por isso, encaro isso com naturalidade”, reconhece o estudante universitário.

Patrícia é a quarta dançarina que acompanha Miguel, depois de ter, inclusive, uma estrangeira que veio para Portugal para dançar, exclusivamente, com ele.

Danças Latinas

A Dança Desportiva tem duas modalidades: latinas e standards onde em cada uma delas, os pares têm que dançar cinco estilos diferentes. Miguel e Patrícia estão em Latinas e o samba, cha-cha, rumba, passodoble e jive assumem o protagonismo.

“Nas quatro rondas até à final temos que dançar sempre estes estilos e por norma, sempre a mesma coreografia”, revela Miguel Fernandes. O título conquistado foi na categoria de Adultos Open e o par deixou 28 concorrentes para trás, “o número mais alto de sempre neste escalão”. Para quem não sabe, na dança nada é deixado ao acaso até aquilo que se veste: “nesta altura é um designer espanhol vocacionado para a dança que nos desenha os fatos”, que vão mudando conforme a importância das provas: “poderíamos usar o mesmo fato, a época toda mas há uma convenção para que nas provas mais importantes se usem roupas diferentes”.

Miguel Fernandes e Patrícia Carmo já tinham vencido, em janeiro, a primeira jornada da Taça de Portugal de Dança.

Anúncio

Barcelos

Colisão em Barcelos faz um morto

Em Barqueiros

em

Foto cedida a O MINHO

Uma colisão entre uma viatura de transporte de mercadorias e um veículo ligeiro provocou um morto e ferimentos em outra pessoa, ao final da manhã desta terça-feira, em Barqueiros, Barcelos.

Foto cedida a O MINHO

Ao que apurou O MINHO junto de fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro de Braga, a vítima, de 60 anos, foi declarado óbito no local.

O alerta foi dado pelas 11:25 para a Estrada Nacional 205, para a freguesia de Barqueiros, mobilizando Bombeiros Voluntários de Barcelinhos e a VMER de Braga.

Um outro homem envolvido no acidente ficou com ferimentos considerados “ligeiros”.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Barcelos

Saiba onde vai ficar a Mercadona em Barcelos

Abertura a 26 de setembro

em

Foto: DR

Já há data oficial para a abertura da primeira loja da cadeia de hipermercados espanhola Mercadona na região do Minho. O próximo dia 26 de setembro fica marcado pela abertura da loja na rua Filipa Borges, 414, na cidade de Barcelos.

Depois das primeiras 4 aberturas no mês de julho, no distrito do Porto, a empresa prepara agora a sua próxima abertura, no dia 26 de setembro, em Barcelos.

Durante os próximos dias, até 6 de setembro, colaboradores da empresa vão “dar a conhecer” aos vizinhos da nova loja o funcionamento do supermercado, através de sessões de apresentação às comunidades, avança a empresa em comunicado.

Em Barcelos, as apresentações decorrem no Hotel Bagoeira e estão programadas 2 sessões por dia, com capacidade para cerca de 100 participantes cada: uma de manhã, pelas 11:00, e outra à tarde, pelas 18:00, com a duração de uma hora.

Para cada sessão é necessário realizar inscrição através dos números de telefone 918 724 597 e 918 714 687, de segunda a sexta-feira, entre as 9:00 e as 21:00.

Continuar a ler

Barcelos

Detido após “bofetadas e empurrões” a ex-companheira em Barcelos

Homem de 39 anos tinha uma faca de cozinha que lhe foi apreendida

em

Foto: Ilustrativa

A PSP deteve na terça-feira, em Barcelos, um homem de 39 anos por violência doméstica contra a sua ex-cônjuge, anunciou hoje aquela força de segurança.

Em comunicado, a PSP refere que o detido abordou a na via pública e agrediu-a com bofetadas e empurrões. Perante a intervenção de populares, o detido foi “isolado” da ex-cônjuge até à presença da PSP.

O suspeito tinha em sua posse uma faca de cozinha, que foi apreendida.

Continuar a ler

Populares